sexta-feira, 4 de abril de 2014

CÂNCER NÃO ESPERA, DIZ MÃE DE GAROTO QUE MORREU AGUARDANDO MEDULA



Transformar a dor em luta. É isso o que pretende fazer Mônica Andrea Xavier, de 32 anos, mãe do pequeno Marcos Luiz de Sousa Filho, de 9 anos, que morreu de leucemia na última quarta-feira (2), em Natal. "Meu filho se foi, mas eu vou lutar para que outras mães não passem por isso", disse. Marcos estava internado no Hospital Varella Santiago aguardando o transplante de medula. Um doador compatível foi encontrado, mas, quinze dia antes da morte da criança, desistiu de doar.
Marcos Luiz recebeu o diagnóstico de leucemia em dezembro de 2012, quando ainda tinha 7 anos. De acordo com Mônica, ele fez seis meses de quimioterapia e foi dado como curado, mas, em outubro de 2013, teve uma recaída. “A doença voltou e ele logo foi encaminhado para a fila do transplante. Em janeiro deste ano encontraram um doador compatível. Nós corremos contra o tempo para fazer todos os exames e deixar o Marquinhos apto a fazer o transplante”, contou.
Foi então que, em meados de março, Mônica recebeu a notícia de que o doador desistiu da doação. “Quando eu recebi a notícia da desistência do doador eu vi que estava perdendo um pouquinho do meu filho. Primeiro veio a revolta, depois o desejo de tentar entender, e em seguida o desespero. E agora? O que fazer? É o chão que se abre, a gente fica sem rumo”, disse. Agora, Mônica quer trabalhar para conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de medula óssea e lutar para que o poder público atue com mais agilidade nesse processo.
Fonte: G1 RN.

Sem comentários:

Enviar um comentário