quinta-feira, 7 de agosto de 2014

A Associação Recreativa dos Carnaubenses Ausentes (ARCA) homenageia o Dia dos Pais



O OFÍCIO DE SER PAI
Conta-se que um homem, ainda jovem, querendo saber o segredo de ser um bom pai, foi visitar um sábio que vivia numa alta montanha. Sendo recebido por ele, foi logo expondo o seu problema. Estou aqui porque preciso da sua orientação. Não sei bem como lidar com meus filhos! Se sou severo com eles, acusam-me de ser ditador, se sou atencioso e gentil, tomam-me por fraco... 
- Peço que me oriente qual a melhor forma de criar meus filhos!
O sábio ouviu-o atentamente e apenas limitou-se a entregar-lhe um cinzel e uma peça de madeira, dizendo-lhe: 
- Filho, pega este material, e leva contigo. Quando conseguires esculpir uma obra significativa, traga-a aqui e terás a resposta que procuras.
O jovem pai, não querendo ser descortês com aquele que lhe dispensara o seu precioso tempo, pois fizera a gentileza de recebê-lo em sua casa, apesar de decepcionado, pegou o que o sábio lhe oferecia, levantou-se e saiu.
Mais entristecido do que nunca, chegou em casa cabisbaixo. Surpreso ficou, quando seus filhos ficaram interessados em saber para que serviam aqueles estranhos instrumentos. Ele se deixou envolver pela forma contagiante como as crianças se comportavam e logo se viu sentado entre elas, tentando malogradamente esculpir na madeira.
Depois de muito persistir na escultura, em algumas ocasiões ajudado pelas crianças, finalmente conseguiu concluir uma escultura, achando ser sua obra de arte. É bem verdade que o produto final não chegava a apresentar os requintes de um grande artista, mas, para ele já era grande coisa.
Concluído o trabalho, lembrou que teria que apresentar o resultado ao mestre.
Depois de observar a escultura e apreciar cada detalhe, opinou o sábio.
- Muito bem! Disse ele dirigindo-se ao jovem pai. Ao esculpir a madeira, como eram os golpes que você dava com o cinzel? Fortes ou fracos?
- No início eu dava golpes duros, secos, desajeitados. Percebi que isso prejudicava a madeira. Mas fui aos poucos adquirindo prática e, então, fui aprendendo a golpear com menos força, a usar melhor o cinzel, a tirar somente as lascas que fossem necessárias.
Aprendi a conhecer a madeira, a amar a obra. Conseguia visualizar quão bela seria mesmo antes de ela tomar forma.
Aprendi a respeitar suas limitações, e as minhas, a saber, que para cada obra é necessário um tipo de madeira, que é preciso paciência, cuidado com os detalhes, saber olhar.
Aprendi que outros podem me ajudar, mas cabe a mim a tarefa de terminar.
Aprendi a não esperar a perfeição, visto que meus próprios esforços são imperfeitos, e que muitas vezes ainda vou errar.
Aprendi que, mesmo se houvesse um modelo a seguir, cada obra é única, não aceita imitação.
Aprendi que a beleza já reside na madeira, minha função é apenas ajudá-la a vir para fora.
Aprendi que por detrás de uma aparência rude, descuidada e até danificada, pode estar uma madeira nobre, precisando de reparos, que pode ser recuperada se souber trabalhar nela com carinho.
Aprendi que estou aqui para aprender mais do que para ensinar...
- Muito bem, meu filho, concluiu o sábio, estás aprendendo o ofício paterno. Em breve Aprenderás a ser um bom pai!
Pedimos a Deus que derrame os dons da sabedoria e do discernimento a todos os pais no seu maravilhoso oficio paterno. FELIZ DIA DOS PAIS – 2014 !
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA ARCA

Sem comentários:

Enviar um comentário