quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Valdenor participou do Fórum Nacional do Programa de Aquisição do Leite representando o Secretário de Agricultura



As indústrias de leite têm encontrado dificuldades em contratar pequenos produtores do alimento no Rio Grande do Norte. A situação tem levado ao esvaziamento de licitações para contratação de fornecedores de leite a programas governamentais. 
No edital lançado pelo Programa de Aquisição de Alimento – Leite, dos 30 lotes ofertados para contratação, nove deles não tiveram procura - o que significa 30% dos lotes ofertados. Atualmente, cinco ainda continuam sem acerto.
Este último edital foi lançado em abril deste ano, e compreende o fornecimento de leite para 50 municípios do RN, no período de junho deste ano à agosto de 2015. Segundo Isaac Alves, coordenador do Programa do Leite pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN), os noves lotes sem procura eram os com maior volume de leite a ser contratado, e a maioria era para fornecimento na região agreste e litoral do Estado.
O Programa de Aquisição de Alimento – Leite, promovido pelo Ministério de Desenvolvimento e Combate à Seca, em parceria com o Governo do RN, teve mudanças implantadas para este próximo período, em vigor desde dezembro de 2013 e que vai até agosto de 2015. Dentre as principais modificações, está a nova sistemática prevendo que todos os estados – e os municípios em seguida – devem assinar termo de adesão, em lugar da celebração de convênios. 
Após a atualização dos dados, haverá uma avaliação de novas medidas para os programas no Estado. Inclusive, se haverá aumento ou diminuição na aquisição de leite, segundo Isaac Alves. A atualização iniciou em meados de 2013, e deve finalizar ainda este ano, e inicialmente gerou diminuição na produção. Antes era de 250 mil litros por dia, e hoje é de 140 mil litros/dia. Cidades como Currais Novos, que possuíam 4.100 beneficiados, passaram a ser 2.050. “Depois do recadastramento, avaliaremos a situação. Mas, espero que haja aumento, já que existem mais pessoas nos parâmetros para benefício”, disse.
A avaliação do desempenho das ações do Programa do Leite em cada Estado do RN está sendo o ponto principal do Fórum Nacional do Programa de Aquisição de Alimento – Leite. O evento teve abertura ontem (06) pela manhã, na sede da Emater-RN, no Centro Administrativo do RN, e tem programação até sexta-feira, 8. A reunião é itinerante e acontece a cada três meses. O fórum no RN, tem programação diferenciada, pois inclui visitas técnicas ao Instituto Juvino Barreto, uma instituição sócio-assistencial beneficiada pelo programa, a uma indústria de leite, e a um posto de distribuição.
Fonte: Tribuna do Norte

Sem comentários:

Enviar um comentário