Deputados da Bancada Federal do Rio Grande do Norte se reuniram, na manhã deste sábado (4) na Câmara Municipal de Caicó para discutir soluções para a crise de abastecimento de água na região do Seridó. O encontro reuniu prefeitos, entidades e autoridades da região.
De acordo com o deputado federal, Felipe Maia, coordenador da bancada, o RN e o governo federal tem que se reunir e buscar soluções definitivas para a situação. “Por isso convoquei essa reunião como forma de cobrar essas soluções”, disse.
Além da reunião, os deputados visitaram ainda os açudes Itans, em Caicó e Gargalheiras em Acari. Nessas locais a estiagem prolongada tem causado uma grande crise de abastecimento.
De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a situação deve se prolongar visto que os principais reservatórios do estado estão com níveis mais baixos da história com uma média de 24% da capacidade do estado.
Os mais afetados com a estiagem são os reservatórios de Santa Cruz/Apodi, que está com 37% de sua capacidade, Sumaré com 32% e a barragem Armando Ribeiro com 28%, sendo este o maior reservatório do estado, com capacidade de 2,4 bilhões de metros cúbicos.
Segundo a Semarh a retomada de obras de adutoras como as do Alto Oeste, Oiticica e Parelhas estão sendo estudadas como forma de amenizar a situação. Além disso, o Ministério da Integração aprovou a liberação de orçamento de R$ 4 milhões previsto para a expansão do programa Carro Pipa, que abastecerá também regiões urbanas de 37 municípios considerados em situação crítica.
A plateia presente à reunião para discutir a questão hídrica, no plenário da Câmara Municipal de Caicó, protestava com cartazes cobrando providências urgentes. Em resposta, o senador José Agripino (DEM) disse “que vai se juntar aos demais senadores para lutar para resolver a situação, pois nós vamos ser a voz da pressão pelo grito da seca”.
Fonte: Caicó Digital
Sem comentários:
Enviar um comentário