terça-feira, 11 de agosto de 2015

Espetáculo Teatral gratuito será apresentado nesta quarta-feira (12) em Parelhas-RN



Os números são do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Entre 2007 e 2010, o Rio Grande do Norte foi responsável por apenas 0,7% de todo o investimento de dinheiro público no setor cultural do país. Na Bahia, por exemplo, estado campeão no ranking do Nordeste, as despesas do governo estadual com cultura chegaram a 8,9% do total investido no país.
Com os números em mãos, a ideia veio à cabeça de uma natalense, que há mais de 10 anos mora em Manaus, no Amazonas. Porque não “apresentar” o teatro a conterrâneos que desconhecem seus encantos? Tiziane Virgílio, jornalista, produtora cultural e atriz, convidou então três colegas atores (um deles também potiguar e outro cearense), para juntos, voltarem à sua terra natal apresentando trabalhos que tiveram início na sala de aula da Universidade do Estado do Amazonas. 
O resultado começou a ser visto no começo deste mês, em palcos (profissionais e outros improvisados) no RN. Entre os lugares escolhidos pelo grupo, cidades do interior e até comunidades rurais de Santana do Matos. “Queremos apaixonar, queremos fazer para quem nunca foi feito. A nossa intenção é diminuir essa carência por produtos culturais no Estado. Levá-los – os espetáculos – à cidades menos assistidas por projetos culturais é um dos maiores motivadores deste elenco”, enfatizou a idealizadora do projeto.
E motivação e paixão estão sendo os combustíveis do grupo para a verdadeira maratona que começou no último dia 3. De lá para cá, já se apresentaram em João Câmara, Mossoró, Macau, duas comunidades rurais de Santana do Matos, e por último Currais Novos. De Parelhas, o grupo ainda segue pra Campina Grande, João Pessoa e Natal, totalizando 11 apresentações em 10 locais diferentes. Tudo de graça!
“Está sendo a realização de um sonho, mas também uma aventura. Os espetáculos acontecem sempre à noite, e no dia seguinte, já partimos para uma cidade diferente, para uma nova apresentação. Está sendo bem corrido, mas foi tudo muito bem planejado pra dar certo”, completa Tiziane.
O espetáculo escolhido é resultado de pesquisas acadêmicas universitárias. 
“Fando y Lis”é uma adaptação da obra do escritor, dramaturgo e cineasta espanhol Fernando Arrabal. Conta a história de Lis (Tiziane Virgílio), uma mulher paralítica e completamente dependente do companheiro, Fando (Tony Ferreira). O relacionamento dos dois é marcado pelo amor e ódio, pela dependência física e psicológica, pela violência e pela afetividade. Em 2013, o espetáculo foi selecionado para a mostra competitiva do X Festival de Teatro da Amazônia e Tiziane Virgílio ganhou o prêmio de melhor atriz.
Currículo Artístico dos Envolvidos:
Leonel Worton – Diretor, ator e acadêmico do Curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas, atuou em mais de 20 espetáculos entre 1999 e 2008 na Cia. Pombal Arte Espaço Alternativo (AM). Entre 2008 e 2013 atuou na Associação Amazônia Arte-Mythos e Companhia de Teatro Metamorfose (AM). Neste mesmo período fundou a sua própria companhia, a Zona Cultural, atuando e dirigindo mais de 7 espetáculos, indicado e vencedor de prêmios como de melhor direção, sonoplastia, figurino, espetáculo, melhor trabalho coletivo, melhor trilha e composição visual.
Ismael Farias – Ator formado em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas. Além de atuações em programas, comerciais e novelas em televisão, atua em teatro desde 1977 e já participou de mais de 20 espetáculos teatrais, dentre eles “Pintinho 12”, criado coletivamente no ambiente acadêmico e selecionado para a XI Edição do festival de Teatro da Amazônia.
Tiziane Virgílio – Jornalista, Produtora Cultural e Atriz formada em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas. Atuou em “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, de Jorge Amado. Ganhou o prêmio de melhor atriz como “Lis” no X Festival de Teatro da Amazônia e foi indicada ao mesmo prêmio no ano seguinte, como “Godot”. Atuou no curta metragem “No Rio das Borboletas”, de Zeudi Souza. 
Tony Ferreira – Ator do grupo Teatro Popular do SESI, atuou em espetáculos premiados como melhor iluminação, melhor trabalho coletivo, melhor trilha e composição visual.
Thércio Leite - Estudante de Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com formação na Escola Sesc de Ensino Médio (RJ). Teve experiência profissionais no Espaço Cultural Escola Sesc/RJ e no Sesc/RN. Capacitado pelo SENAC-RIO, atua como fotógrafo profissional desde 2013.
O espetáculo teatral gratuito, será apresentado nesta quarta-feira (12/08) às 19h30m. no Ponto de Cultura Companhia das Artes em Parelhas-RN.
Fonte: Liziane Virgílio filha de César Virgílio

Sem comentários:

Enviar um comentário