quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Torcedor do ABC atirou garrafa em campo em jogo do rival América contra o Flamengo


O árbitro Heber Roberto Lopes relatou na súmula o arremesso de uma garrafa plástica ao gramado da Arena das Dunas, na partida entre América-RN e Flamengo, pela Copa do Brasil. O responsável foi identificado como um torcedor de uma organizada do ABC, maior rival dos mandantes.
Segundo Boletim de Ocorrência anexado a súmula da partida, a garrafa foi atirada, aos 26 minutos do primeiro tempo de jogo, por Emanuel Victor Pinheiro de Lima, identificado como integrante da torcida organizada Gang Alvinegra. O objeto caiu atrás do assistente Kleber Lucio Gil.
O torcedor estava no setor Sudoeste do estádio, que no anel mais próximo ao campo só contava com fãs do América-RN. Já o segundo nível da mesma área, mais distante do gramado, foi ocupado tanto por flamenguistas, quanto americanos, mas a súmula não especifica a posição exata de Emanuel.
A identificação do torcedor pode servir como atenuante, mas, se denunciado pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), o América-RN pode ser punido no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que versa sobre lançamento de objetos ao campo, prevendo até a perda de mando de 10 jogos como sanção.
A pena máxima, contudo, só é prevista em caso de “elevada gravidade e prejuízo ao jogo”, o que não se verifica no relato de Heber Roberto Lopes. A tendência é que, se denunciado e punido, o clube receba apenas uma multa, que pode variar de R$ 100 a R$ 100 mil. 
Leia, na íntegra, o relato de Heber Roberto Lopes sobre o caso:
“Aos 26 minutos do primeiro tempo de jogo foi arremessado no campo de jogo uma garrafa plástica de água mineral (500 ml), advinda da torcida que se encontrava atrás do Assistente 01, setor sudoeste do estádio. Ao final da partida foi apresentado através da Policia Civil -Delegacia de Plantão Arena Dunas, o Boletim de Ocorrência n 001/2014, tendo como Comunicante o Sr Edmilson Americo N. Maranhao, e como Acusado o Sr Emanuel Victor Pinheiro de Lima, com seguinte Histórico: ‘Que no dia de Hoje estava de serviço no estádio Arena das Dunas, o qual trabalhava de segurança, e que no horário aproximado de 22h35min foi chamado pelo orientador para se dirigir ao setor sudeste do referido estádio a fim de conduzir um cidadão que havia jogado uma garrafa de água dentro de campo, que ao chegar ao local localizou a pessoa posteriormente identificada como Emanuel, o qual foi informado ao comunicante que o mesmo era torcedor do time do ABC Futebol Clube e integrante da Gang Alvinegra, que nesse momento se dirigiu a pessoa de Emanuel e o conduziu a esta delegacia para que se fosse tomadas as providencias cabíveis".
Fonte: ESPN

Sem comentários:

Enviar um comentário