A lei que autoriza a construção de uma terceira ponte sobre o Rio Potengi, em Natal, foi publicada no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (18). A ponte, de acordo com o projeto, ligará as zonas Leste e Norte da cidade.
A Ponte do Potengi Presidente Costa e Silva, mais conhecida como Ponte de Igapó, tem uma história dividida em três etapas. A primeira construção começou a ser erguida em 1913, foi concluída em 1915 e inaugurada em 20 de abril de 1916. Era totalmente de ferro e só possuía duas vias em sentidos opostos, mais a linha férrea. Sua função era a de permitir a passagem dos trens da Estrada de Ferro Central, facilitando o transporte entre a capital e o interior do estado. Em razão do crescimento urbano da Zona Norte, e pelo alto fluxo de veículos, a estrutura metálica foi deixada de lado e construída uma segunda ponte de concreto.
Essa segunda ponte foi inaugurada em 1970. Em 1988, foi erguia uma terceira ponte unida à segunda, formando uma ponte só. Hoje, a Ponte de Igapó possui 606 metros de extensão e quatro vias, mais uma linha férrea. A estrutura inicial, a metálica, foi comprada por uma empresa privada que retirou várias partes. Atualmente, apesar de também ser considerada cartão-postal da cidade, encontra-se abandonada e enferrujada.
Fonte: G1 RN
Sem comentários:
Enviar um comentário