quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

DILMA INAUGURA A ARENA DAS DUNAS E ELOGIA A BELEZA DO ESTÁDIO POTIGUAR




"Este estádio é tão bonito quanto Natal. A Arena das Dunas vai contribuir para aumentar o potencial turístico de Natal". As palavras são da presidente Dilma Rousseff durante a inauguração do novo estádio da capital potiguar para a Copa do Mundo nesta quarta-feira (22). A chefe do Executivo Federal colocou o estádio como parte do legado do Mundial, citando ainda as obras de mobilidade urbana e de drenagem que acontecem na cidade.
"Ele é importantíssimo porque vai ter jogos de futebol, principalmente de ABC e América, mas também vai poder receber convenções, reuniões e encontros", acrescenta a presidente, que exaltou os empregos gerados na construção, incluindo operários que são apenados do sistema carcerário potiguar. "Além de tudo, saiu 3% abaixo do preço orçado", disse Rousseff sobre o estádio que custou R$ 423 milhões.
Quando o assunto foi futebol, a presidente lembrou jogadores brasileiros que marcaram época na seleção brasileira nas Copas do Mundo. A paixão do brasileiro pelo esporte, além de nomes de atletas e treinadores foram citados por Dilma, que mais uma vez intitulou o Mundial de 2014 como a 'Copa das Copas'.
"Esse é o país do futebol. Fomos a todas as Copas, tivemos sempre uma relação muito forte e somos apaixonados por futebol. O nosso povo vai saber receber muito bem os visitantes. Temos muito o que apresentar em termos de desenvolvimento, de turismo, entre outras coisas. Somos o país do Pelé, do Cafu, do Bebeto, do Neymar e de tantos outros craques. Temos um treinador campeão como o Felipão. Outro também campeão como Parreira. Tenho certeza que essa será a Copa das Copas", disse a presidente.
Com pontapé simbólico, a presidente inaugurou a Arena das Dunas. A bola foi entregue por dois operários que trabalharam nas obras. Um deles usava uma camisa da seleção brasileira por baixo do macacão e pediu um autógrafo deDilma Rousseff. Após dar o primeiro chute no campo de jogo, a presidente foi até a lateral do campo para tirar uma fotografia com um grupo de trabalhadores. Este foi o 7º estádio inaugurado dos 12 que sediarão jogos da Copa no país. Maracanã (RJ), Mané Garrincha (DF), Mineirão (MG), Arena Fonte Nova (BA), Arena Pernambuco (PE) e Arena Castelão (CE) já foram entregues.
A cerimônia de inauguração aconteceu no início da noite, em meio a um manifesto realizado no entorno do estádio. Centenas de pessoas protestaram contra os gastos da Copa do Mundo e contra as administrações dos governos federal e estadual. Durante a manifestação, a BR-101 foi interditada, um policial militar levou uma pedrada na cabeça e vans da comitiva da presidente foram pichados e apedrejados.
Além da presidente e da governadora Rosalba Ciarlini, participaram da inauguração o secretário geral da Fifa, Jêrome Valcke, e os ex-jogadores Cafu e Bebeto, campeões do mundo pela seleção brasileira em edições passadas da Copa.
As obras da Arena das Dunas duraram quase dois anos e meio. O estádio foi construído pelo Governo do Rio Grande do Norte por meio de uma Parceria Pública-Privada com a empresa OAS ao custo de pouco mais de R$ 420 milhões. Ao todo, trabalharam cerca de 4.500 operários, responsáveis pela estrutura que terá 42 mil lugares, 21 acessos de entrada, 38 camarotes, sala de conferência, sala de mídia, 30 banheiros, dois lounges VIP e 29 bares/restaurantes.
Além disso, foram entregues ambulatórios, academias de ginástica praça externa de 22 mil m² com piso intertravado para resistir a grandes concentrações de público durante os shows externos, auditório para 250 pessoas, escritórios/áreas comerciais, 1.700 vagas de estacionamento, campo com medidas de 105 m x 68 m e as 20 pétalas que compõem a cobertura que simula as dunas potiguares. Fonte; G1 RN.

Sem comentários:

Enviar um comentário