quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

PARA METEOROLOGISTA DA EMPARN, ZONA DE CONVERGÊNCIA ESTÁ CHEGANDO AO NORDESTE TRAZENDO CHUVA

                                                       REUNIÃO DA EMPARN
                                                            GILMAR BISTROT
                                                       POETA GILTON BATISTA
                                                    POETA RAIMUNDO ALVES
Em reunião nesta manhã de quinta-feira (30) na EMPARN de Caicó, o meteorologista Gilmar Bristot apresentou as previsões para o inverno deste ano. Na plateia, agricultores, produtores rurais e autoridades, na esperança de boas notícias sobre a quadra invernosa. Os resultados apresentados por Gilmar foram oriundos dos estudos de um encontro realizado recentemente em Fortaleza (CE), reunindo vários segmentos. 
Pelo mapa de distribuição da precipitação média anual apresentada por Gilmar, enquanto no Agreste temos chuvas de até 1600 milímetros por ano, no Seridó este número não chega a ser de 600, e 74,9% do total de chuvas no Seridó ocorre entre fevereiro e maio. O meteorologista também explicou as irregularidades de nossas chuvas. “A chuva que acontece aqui vem de fora. Ela se forma no nordeste, mas as condições são externas. O nordeste não produz chuva, isso é uma verdade. As chuvas se formam a milhares de quilômetros daqui”, disse Gilmar ao Blog do Marcos Dantas.
Outro ponto levantado por Bristot é com relação a influência do vento na chuva. “Como é que uma nuvem vai se formar se você tem um vento forte batendo nela? 2012 e 2013 aconteceram isso, você formava a nuvem, batia o vento, e ela dissipava. Ontem a gente observou vento forte, mas no final da tarde já observávamos chuvas em Jucurutu, se deslocando para a região de Caraúbas. As condições boas de chuvas é quando o vento vem do nordeste”, explicou. As previsões de chuvas são feitas a partir das informações dos Oceanos Pacífico, Atlântico Norte e Sul. Se a temperatura do Atlântico Norte ficar acima de 25 graus não chove, e a Zona de Convergência não desce.
Ainda na entrevista após ter participado de encontro na EMPARN de Caicó, o meteorologista Gilmar Bristot disse que as previsões de chuvas, para este ano giram em torno de um acumulado de 302 a 444 milímetros para o Seridó Oriental, e de 383 a 529 milímetros para o Seridó Ocidental. Bristot não quis prever uma previsão exata de quanto as chuvas começarão a aparecer.
A reunião desta quinta-feira na EMPARN de Caicó, também registrou a troca de experiências das previsões cientifica de Gilmar Bristot, meteorologista da EMPARN, e dos profetas populares da região, que muitos deles tiveram a oportunidade de também falar de suas experiências. O Blog do Marcos Dantas conversou com dois deles.
Gilton Batista é agricultor e usa o comportamento dos insetos como experiência para se ter sinal de inverno na região do Seridó. “Eu me baseio pelos insetos. Há poucos dias eu estava num sitio, e parou um carro e uma caminhoneta e todas duas encheram de abelha, elas procurando canto. Minha experiência nunca falhou. No ano que o Itans estava seco e começou a chover em Janeiro, aconteceu essa mesma coisa das abelhas, e choveu 15 dias que o Itans sangrou”, disse.
O outro profeta é Raimundo Alves, agricultor do sítio Parelhas, na Zona Rural de Acari. Já ele usa a experiência do vento para fazer suas previsões de chuvas. Ao Blog do Marcos Dantas ele garantiu que analisa o vento há uns 40 anos e não costuma errar, sua margem de erro é de 3 a cada 10 anos. “Se ficar só o vento do nascente não funciona. Tem que ter o vento do Norte, do Poente e o que chama de Cariri que é pegando o Sul com uma parte do Oeste. Quando mistura tudo isso e a temperatura baixando, ela estando em 34 graus não chove que preste de jeito nenhum, ela tem que baixar para 29, 28 graus. Quando esses ventos chegam e a temperatura baixa, aí é propicio pra inverno”. Fonte: Blog do Marcos Dantas.

Sem comentários:

Enviar um comentário