VIADUTO SOBRE A BR-406 NÃO FOI CONCLUÍDO
ACESSO SUL NÃO FOI SEQUER INICIADO
BURACOS NA BR-406 SÃO UMAS PRINCIPAIS RECLAMAÇÕES DOS MOTORISTAS
Após um ano do início do funcionamento do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, na Grande Natal, os acessos ao terminal não estão 100% concluídos. A obra, de responsabilidade do Governo do Estado, já teve dezenas de prazos estipulados e não cumpridos. No acesso Norte, a BR-406 deveria ter um trecho de seis quilômetros duplicado, mas não tem. E ainda há um viaduto, cuja construção foi retomada a poucos dias. Já no acesso sul, o serviço parou na terraplanagem. Os usuários criticam os acessos.
O aeroporto de Natal recebeu o primeiro voo às 9h40 do dia 31 de maio de 2014. O Consórcio Inframérica (Engevix e Corporación America), responsável pela administração, investiu R$ 500 milhões na construção do terminal. Este foi o primeiro aeroporto brasileiro administrado exclusivamente pela iniciativa privada.
Para chegar ao aeroporto, a opção é pegar a BR-406. Na entrada da estrada de acesso ao terminal o motorista se depara com a obra do viaduto no meio da via e precisa passar por um desvio improvisado. "O que foi de responsabilidade da iniciativa privada ficou pronto. O aeroporto tem uma boa estrutura. O problema é para chegar até aqui. Tem uma obra de um viaduto no meio do caminho, está mal sinalizado, tá complicado", disse o educador Raimundo Melo, que mora em Natal e estava no terminal para embarcar para Fortaleza.
De acordo com o diretor do departamento de Estrada de Rodagem do Rio Grande do Norte(DER), Jorge Ernesto Pinto Fraxe, as obras do viaduto que ligam a BR-406 ao acesso norte foram retomadas este mês e devem ser concluídas em julho. Já a duplicação dos seis quilômetros da rodovia - que vão da rotatória de Extremoz até a entrada para o aeroporto - está prevista para ser concluída somente em dezembro.
A situação da BR-406 é um dos maiores motivos de reclamações dos motoristas. O empresário Marcio Paulino, de 42 anos, conta que já teve um pneu furado quando passou por um buraco. "A pista está toda esburacada. E não são buracos pequenos. Tá perigoso mesmo. É uma vergonha que a porta de entrada da nossa cidade, o primeiro lugar por onde o turista passa quando chega, esteja nestas condições", disse.
O acesso sul está mais atrasado. No local, nenhum sinal de obra. Apenas uma estrada de terra aberta em meio à mata. O diretor do DER explicou que lá as obras devem ser retomadas apenas no segundo semestre deste ano e que a meta é concluir o acesso no final de 2016. "Essa é a nossa meta, e esses acessos estão sendo tratados como prioridade pelo governador", disse Fraxe.
A obra dos acessos foi licitada em 2009, mas só teve início em agosto de 2013. O projeto, orçado em R$ 73 milhões, previa a construção de 33,7 quilômetros de estrada duplicada, ligando o aeroporto à BR-406 pelo acesso norte e às BRs 304 e 226 pelo acesso sul. O valor do contrato já teve vários reajustamentos por causa dos contantes atrasos. O diretor do DER preferiu não revelar quanto já foi gasto na construção dos acessos até o momento, mas sabe-se que o valor já está bem acima do previsto inicialmente.
Fonte: G1 RN
Sem comentários:
Enviar um comentário