quinta-feira, 16 de maio de 2019

Equipe do Assu campeão do Campeonato Potiguar de 2009



                               LUCIANO PARAÍBA À DIREITA HOJE ESTÁ COM 44 ANOS

Fundado em 2002, o Assu só tinha sete anos de existência quando entrou para o seleto grupo de campeões potiguares. A conquista do título estadual de 2009 completou 10 anos no último dia 1º de maio. O clube leva o nome da cidade de Assú, que fica a 207 km de Natal, mas, na verdade, corresponde a uma sigla de Associação Sportiva Sociedade Unida.
Na decisão daquele ano, o Assu bateu o Potyguar de Currais Novos por 4 a 1 na partida de ida, realizada no Edgarzão, em Assú. Com a vantagem de perder por até dois gols, acabou derrotado por 2 a 1 no jogo da volta, mas pôde comemorar o título inédito.
Aquela decisão foi disputada no Estádio Marizão, em Caicó. Isto porque o Estádio Coronel José Bezerra, em Currais Novos, não atendia à capacidade exigida pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol no regulamento da competição. O público registrado foi de 1.446 torcedores, mas parecia ter mais. Choveu muito no dia da final e o gramado ficou encharcado.
A decisão de 2009 foi a segunda e última a envolver apenas equipes do interior do estado - a outra aconteceu em 2006, entre Potiguar e Baraúnas, ambos de Mossoró. Desde então, as finais sempre contaram com a participação de ABC ou América-RN - ou dos dois, como em 2019.
No primeiro jogo, disputado no Edgarzão, Marcelo Assuense, Luciano Paraíba e Pantera abriram 3 a 0 para o Assu ainda no primeiro tempo. Thiago Potiguar diminuiu para o Potyguar, que até criou mais chances com Quirino, mas parou no goleiro Erasmo. Luciano Paraíba, inspirado, ainda fez o quarto do Camaleão.
O segundo jogo da final foi realizado no dia 1º de maio, feriado pelo Dia do Trabalho. O Potyguar venceu o confronto por 2 a 1. Na ocasião, foram dois gols contra marcados pelo Assu - por Lano e Leandro Mineiro, um em cada tempo. Luciano Paraíba, sempre ele, fez o gol do Camaleão ainda na primeira etapa.
O Assu teve o melhor ataque daquele estadual, com 44 gols. Destaque para o trio formado por Leandro Mineiro, Luciano Paraíba e Marcelo Assuense, com nove, oito e seis gols, respectivamente. O zagueiro Pantera também fez seis gols na competição.
Hugo Sales era o comandante do Assu na conquista do estadual. Chegou durante a competição e colocou ordem na casa. Como curiosidade, ele conseguiu o efeito inédito de ser campeão da primeira e segunda divisões do Campeonato Potiguar no mesmo ano. Depois da façanha com o Camaleão, ele também conquistou o título e o acesso com o Centenário de Pau dos Ferros em 2009.
Luciano Paraíba tinha 34 anos em 2009 e, apesar de conviver com lesões, foi decisivo para o Assu. Marcou na final do primeiro turno, no empate por 2 a 2 com o Santa Cruz-RN, e fez mais três nos dois jogos decisivos contra o Potyguar de Currais Novos. Ele, que havia sido campeão estadual com o Baraúnas em 2006, deixou seu nome na história do Camaleão e do futebol potiguar.
Em 2019, dois campeões daquele time de 2009 fizeram parte do Assu no Campeonato Potiguar. O meia Adham, hoje com 30 anos, integrou o elenco que se salvou do rebaixamento na última rodada. O outro personagem é o ex-goleiro Erasmo, que agora atua como preparador de goleiros. O ex-atacante Barata, que também fez parte do grupo campeão, hoje é auxiliar técnico do América-RN.
A edição 2009 do Campeonato Potiguar foi disputada por 11 equipes - ABC, Alecrim, América-RN, Assu, Baraúnas, Corintians-RN, Macau, Potiguar de Mossoró, Potyguar de Currais Novos, Real Independente (Jardim de Piranhas) e Santa Cruz-RN. O São Gonçalo desistiu de participar da competição e, desde então, não retornou ao futebol profissional.
O Repórter Toscano Neto esteve transmitindo pela Rádio Caicó AM a final do Campeonato Estadual de 2009.

Sem comentários:

Enviar um comentário