terça-feira, 6 de maio de 2014

GOVERNO DO ESTADO NÃO REALIZARÁ INDENIZAÇÕES DOS AGRICULTORES DA BARRAGEM DE OITICICA DENTRO DO PRAZO PROMETIDO



O Grupo de Trabalho da Barragem de Oiticica se reuniu pela quinta vez nesta terça-feira (06) na Comunidade de Barra de Santana. A reunião contou com representantes do governo e da sociedade civil, além de cerca de 500 agricultores dos municípios de Jardim de Piranhas, São Fernando e Jucurutu e moradores da própria comunidade. A pauta central da reunião foi a apresentação do projeto executivo, planta, processo de desmatamento, terraplenagem e indenizações dos proprietários das terras da nova Barra de Santana.
Conforme acordo assumido pela governadora Rosalba Ciarlini, quando esteve no canteiro de obra da Barragem de Oiticica em janeiro de 2014, o local da nova Barra de Santana (Alto do Paiol) estaria com projeto executivo, planta, desmatamento e terraplenagem pronto em 08 de maio de 2014. Para surpresa de todos os presentes o governo na reunião de hoje só apresentou a planta das casas e não cumprirá nenhum dos outros itens assumidos. Também não realizará nenhuma indenização aos agricultores da bacia hidráulica da barragem nos prazos assumidos.
Diante dos fatos apresentados na reunião, os agricultores que moram nas áreas atingidas pela construção da Barragem de Oiticica ficaram indignados com a quebra dos compromissos assumidos pela governadora Rosalba Ciarlini, e a proposta do secretário Luciano de um novo prazo para as mesmas proposições.
De acordo com José Procópio, membro do Grupo de Trabalho, as relações entre governo e sociedade foram quebradas por parte do governo e não há mais confiança para as negociações diante da postura do jogo de empurra entre as esferas de governo e uma possível disputa eleitoreira com os recursos da barragem.
“A vida quer coragem e, a luta organizada pela CODEPEME- Coordenadoria de Defesa dos Direitos dos Moradores Atingidos pela Obra da Barragem continuará independente de GT-OITICICA e buscará junto com as comunidades as soluções cabíveis já que o governo abdicou de suas responsabilidades e ignorou prazos e compromissos assumidos. Já não podemos calar e o único jeito de vencer é lutar. Continuaremos em mobilização permanente com nosso lema: Barragem Oiticica sim! Injustiças não! Direitos já! No Ponta Pé não Sairemos”, finalizou Procópio.
Fonte: Blog do Marcos Dantas

Sem comentários:

Enviar um comentário