A Secretaria do Trabalho e Assistência Social de Natal (Semtas) começou a fazer a distribuição das diversas doações recebidas nos pontos de apoio montados para ajudar as pessoas atingidas pelo deslizamento de terra na praia de Areia Preta e na rua Guanabara, em Mãe Luiza, na última sexta-feira (13). A titular da pasta, Ilzamar Pereira, declarou que "não há mais necessidade de doar roupas, é preciso agora focar em baldes e água mineral".
O pedido acontece pois o abastecimento de água no bairro está debilitado e a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) realiza "manobras" no fornecimento, alternando horários e regiões dentro de Mãe Luiza.
“Não é possível abastecer enquanto chove porque a pressão da rede de água poderia afetar a área que já sofreu com as chuvas. Também estamos complementando o abastecimento da área isolada, com carros-pipa, diariamente”, explica o gerente da Regional Natal Sul, Lamarcos Teixeira.
Um ponto de apoio foi montado na rua Guanabara, em Mãe Luiza, para realizar o cadastramento dos moradores afetados pelas chuvas e pelo desmoronamento. O cadastro serve para a organização da Secretaria no serviço de apoio (distribuição de mantimentos, mudanças de moradores e realocação em abrigos).
"Em um primeiro momento, vamos priorizar o pessoal da região, atingido diretamente pelo desastre, podendo ampliar o atendimento para outras áreas conforme o serviço for sendo completado", declarou Ilzamar Pereira. O trabalho está sendo realizado com a entrega de pequenos lotes por vez, de no máximo 50 kits.
Nesta quarta-feira (18), a Prefeitura irá se reunir com o Comandante do Exército para montar uma operação efetiva e com rapidez no trabalho de distribuição.
A Prefeitura de Natal anunciou nesta terça-feira (17) que vai pagar o aluguel de casas para os moradores de Mãe Luíza desabrigados por causa das chuvas. O compromisso foi assumido pelo prefeito Carlos Eduardo durante reunião com os moradores e representantes da comunidade realizada nesta manhã na sede da prefeitura.
Fonte: Tribuna do Norte
Sem comentários:
Enviar um comentário