quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Repórter Toscano Neto será homenageado na Final da Copa RN/PB de Futebol Master

 GRUPO TAVARES HOMENAGEANDO TOSCANO NETO NO POVOADO JUAZEIRO
 TOSCANO NETO ENTREVISTANDO HÉLCIO JACARÉ (IN MEMÓRIA)
 TOSCANO NETO FAZENDO A COBERTURA DA INAUGURAÇÃO DO SINDICATO
 TOSCANO NETO ENTREVISTANDO RONALDO ANGELIM EX-FLAMENGO
 TOSCANO NETO ENTREVISTANDO NETO CARAÚBAS JOGADOR DE FUTSAL
 TOSCANO NETO ENTREVISTANDO AYRTON LUCAS NO JOGO BENEFICENTE 
 TOSCANO NETO ENTREVISTANDO ZECA PANTALEÃO DIRETOR DA RÁDIO 93 FM
IVANILDO DANTAS, HÉLIO MEDEIROS E TOSCANO NETO NO SERIDOSÃO DE 2018
 TOSCANO NETO TRANSMITINDO O CAMPEONATO DE SINUCA EM SÃO LUIZ-MA
 TOSCANO NETO TRANSMITINDO FUTEBOL NO ESTÁDIO JOSÉ HENRIQUE DANTAS
HÉLIO MEDEIROS HOMENAGEIA O REPÓRTER TOSCANO NETO

A final da Copa RN/PB de Futebol Master entre Cerâmica Tavares x Flamengo Carnaubense, acontece na tarde deste domingo (17) na Comunidade Juazeiro, município de Parelhas/RN.
Quando o Árbitro Alexandre Lima apitar o final do jogo e o Capitão da Equipe Campeã levantar a Taça, ele estará levantando muito mais do que uma taça, estará levantando uma história de 54 anos, estará levantando a “Taça Repórter Toscano Neto”.
HOMENAGEM
Edmar José da Silva, Presidente da LPD (Liga Parelhense de Desportos), organizadora da competição, teve a “brilhante” ideia de colocar o nome do Repórter Toscano Neto, na Taça de Campeão, fazendo assim uma bela e justa homenagem ao “Super ou Tusca”, como os amigos e desportistas gostam de chama-lo.
Quis o destino, que a Final do Campeonato acontecesse no Campo da Comunidade Juazeiro (o Juazeirão), onde Toscano Neto já fora homenageado anos atrás pelo Grupo Tavares, no campo foi construída “A Cabine de Rádio Repórter Toscano Neto”.
HISTÓRIA
O Repórter Toscano Neto, é "um ícone", uma “lenda” viva da comunicação da Região do Seridó ou seria do RN? Bom isso eu deixo para você responder.
A vida de Toscano Neto (daria um ótimo livro), se confunde com a Comunicação/jornalismo Carnaubense e seridoense.
Nascido no Sítio Xique-Xique, Município de Carnaúba dos Dantas/RN, em 21 de julho de 1947, esse Carnaubense, logo se identificaria com a Comunicação. Aos 17 anos, em 1964, já como Sacristão da Paróquia de São José, na cidade de Carnaúba dos Dantas, começou a falar na “Difusora Paroquial”, dando assim, os primeiros passos na Comunicação.
Depois veio mais um desafio, agora como funcionário público, Toscano Neto começou a trabalhar como Assessor de Comunicação da Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas, passando a falar na “Difusora Municipal”.
RÁDIO

Agora como principal locutor de Carnaúba dos Dantas, Toscano Neto passou a ser “Correspondente” do Programa líder de Audiência, comandado pelo renomado "Eliel Bezerra", na antiga Rádio Brejuí (hoje Rádio Currais Novos FM), levando para os ouvintes da emissora, as notícias de Carnaúba dos Dantas. Passando a ser conhecido como o Repórter Toscano Neto. 
Daí em diante foi uma série de trabalhos, sempre voltado para o jornalismo vindo prestar trabalhos em várias Rádios do Seridó, como Rádio Ouro Branco e Currais Novos, ambas de Currais Novos, Rádio Rural de Caicó, Rádio Rural AM de Parelhas, Rádio Cabugi do Seridó de Jardim do Seridó, Rádio 93 FM de Carnaúba dos Dantas, e por aí vai.
Mais não foi só no Rádio que Toscano Neto se destacou, na “Cultura”, foi o locutor oficial por 35 anos do espetáculo “A Paixão de Cristo”, encenada todos os anos na Praça dos Romeiros em Carnaúba dos Dantas. Trabalhou no Circo do Facilita, onde era Locutor e Comediante. Orgulha-se de ser ele quem dar “Corda” no Relógio da Paróquia de São José desde 1978.
Entrou para Política, onde foi vereador em Carnaúba dos Dantas, exercendo um mandato, de 1984 a 1988.
ESPORTE
Desportista, jogou futebol na juventude, onde era goleiro e atendia pelo nome de “Marcial”, mais foi na “sinuca” que Toscano Neto ganhou destaque, por ser um exímio jogador, o qual foi campeão por várias vezes.
Mais foi na Comunicação que ganhou notoriedade no Esporte, cobriu vários Campeonatos de Futebol amador e profissional, como os Campeonatos da Região de Carnaúba dos Dantas e Parelhas, Matutão, Seridosão e o Campeonato Potiguar (Profissional) entre outros.
Ao longo dos destes 54 anos dedicados a Comunicação, ganhou admiradores e o reconhecimento do público, atletas e dos colegas de profissão.
NOVOS DESAFIOS
O Repórter Toscano Neto, hoje com 72 anos, continua na ativa, com a popularização da internet, novos canais de comunicação apareceram e novos desafios também. Toscano Neto, acompanhou a evolução, primeiro foi apareceu nas câmeras da TV JCN de Carnaúba dos Dantas (Facebook), depois foi a vez de Construir o "Blog do Toscano Neto", onde leva informação de política, esportes e do cotidiano.
Na internet, mais precisamente na Rede Social Facebook, continua fazendo coberturas jornalisticas e esportivas, seja ela na TV Três Rios Web, onde Transmitiu o Seridosão de 2018 ao lado de Hélio Medeiros e Ivanildo Dantas, obtendo um grande sucesso de audiência e na TV Web Carnaúba, onde fez a cobertura com grande sucesso de torneios de Sinuca, como o Norte/Nordeste e a Taça Brasil, e de campeonatos de Futebol, Futsal e Society na região, como também em eventos e festas populares na cidade Carnaúba dos Dantas.
Com o Repórter Toscano Neto, a TV Web Carnaúba estará Transmitindo ao vivo a final da Copa RN/PB de Futebol Master 2019, neste domingo (17) a partir das 15h30min. ao lado de Marcos Ribeiro, Hélio Medeiros e a cinegrafista Raylla Cristina que é sua neta. 
O Repórter Toscano Neto, continua no Rádio, fazendo o que mais gosta, levar informação para todos os ouvintes.
Reportagem: Hélio Medeiros

Sem comentários:

Enviar um comentário