quinta-feira, 23 de abril de 2020

Repórter Toscano Neto descreve um pouco a sua história desde a sua infância

 TOSCANO NETO FAZENDO A COBERTURA DE UMA SOLENIDADE NO CLUBE
CLUBE MUNICIPAL ONDE HOJE É A PREFEITURA MUNICIPAL
 TOSCANO NETO ENTREVISTANDO HÉLCIO JACARÉ TÉCNICO DO CENTENÁRIO
 TOSCANO NETO TRANSMITINDO FUTEBOL NO ESTÁDIO CEL. JOSÉ BEZERRA
 TOSCANO NETO TRANSMITINDO FUTEBOL NO ESTÁDIO JOSÉ HENRIQUE DANTAS
TOSCANO NETO TRANSMITINDO TORNEIO DE SINUCA EM SÃO LUIZ DO MARANHÃO

O Repórter Toscano Neto nasceu no Sítio Xique-Xique município de Carnaúba dos Dantas-RN, no dia 21 de julho de 1947, filho do casal Raimundo Herculano Dantas e Francisca Maria da Conceição Dantas (in memoria). 
Foi criado por sua tia Maria Francelina de Jesus (in memoria), onde na sua infância trabalhou na agricultura ajudando o seu pai e o seu tio Manoel de Zuza limpando mato. Toscano Neto já nasceu com a vocação de um dia ser um comunicador. Quando criança, celebrava missa no alpendre na casa dos seus avós juntamente com o seu tio Honório que fazia o papel de sacristão.
Em 1964 veio morar na cidade de Carnaúba dos Dantas juntamente com os seus pais. No mesmo ano, Galego de Chico Marinho convidou para ser acólito, ou seja, sacristão na Igreja de São José, inclusive recebeu as aulas para ser ajudante das missas que na época eram celebradas em latim.
Aí foi quando Toscano Neto começou a se comunicar com os ouvintes através da difusora paroquial. Com o decorrer dos tempos, foi nomeado para trabalhar na prefeitura municipal na função de fiscal e também ajudando na comunicação divulgando os avisos na difusora municipal. Em 1973 quando Paulo Medeiros entrou na política o qual era correspondente da cidade, me apresentou à Eliel Bezerra para assumir o cargo de correspondente, já que o mesmo ia ser candidato à prefeito e não ia ter tempo suficiente para continuar como correspondente da cidade.
Foi daí que o nome de Toscano Neto começou a ser visto não somente em Carnaúba dos Dantas, mas em toda região do seridó através da Rádio Brejuí de Currais Novos. Depois foi convidado para ser Repórter de pista nas transmissões esportivas o que faz até hoje. Toscano Neto já teve a oportunidade de trabalhar como repórter esportivo em 12 emissoras de rádio e em 04 canais de televisão via internet. Mais não foi só no Rádio que Toscano Neto se destacou, na cultura também. Foi o narrador da Encenação da Paixão de Cristo durante 35 anos, foi artista de circo onde chegou a trabalhar como locutor e comediante no Circo de Facilita, foi vereador exercendo o mandato de 1984 à 1988, foi jogador de futebol, jogador de sinuca onde conquistou vários títulos de campeão, foi rádio-técnico e assim por diante.
Hoje Toscano Neto com os seus 72 anos, continua na ativa exercendo a função de comunicador que é o que mais gosta de fazer de livre espontânea vontade. O Repórter Toscano Neto segundo os seus companheiros de rádio, é o ícone, uma lenda viva da comunicação na Região do Seridó e por não dizer, do Rio Grande do Norte.

3 comentários: