domingo, 12 de janeiro de 2014

ARCEBISPO BRASILEIRO É NOMEADO COMO CARDEAL PELO PAPA FRANCISCO


Durante o Angelus, na praça de São Pedro, no Vaticano, neste domingo (12), o papa Francisco anunciou como cardeal o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta. Além do brasileiro, Francisco nomeou mais 18, que irão se encontrar no dia 22 de fevereiro no primeiro consistório, reunião de cardeais, de seu pontificado.
Além do Brasil, os novos cardeais são Itália, Alemanha, Reino Unido, Nicarágua, Canadá, Costa do Marfim, Argentina, Coreia do Sul, Chile, Burkina Faso, Filipinas, Haiti, Espanha e Santa Lúcia. A presença de países em desenvolvimento reforça o comportamento de Francisco em fazer um pontificado para os pobres. Na reunião do dia 22, os escolhidos receberão o título.
Os cardeais são considerados os “senadores” ou “príncipes” da Igreja Católica. Sua função é auxiliar o Papa em suas decisões, assumindo por vezes cargos na Cúria Romana, a administração da Igreja. Além disso, dos 19 anunciados, 16 têm menos de 80 anos e poderão participar da votação que elegerá o sucessor do papa Francisco. Fonte: Portal no Ar.

Sem comentários:

Enviar um comentário