segunda-feira, 14 de abril de 2014

DEZ DICAS PARA EVITAR A PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO CAUSADOR DA DOENÇA DA DENGUE


Somente nos primeiros meses de 2014, o Rio Grande do Norte registrou mais de 2.200 casos de dengue, com cinco óbitos notificados. Esses foram os números apresentados pelos técnicos dos Programas Municipal e Estadual de Controle da Dengue, durante o Fórum em Defesa da Saúde Pública do RN, que reuniu diversas instituições do Estado.
Diante desses números, é importante que a sociedade norteriograndense faça sua parte para evitar a proliferação do mosquito e, consequentemente, da doença. Para isso, preparamos uma listagem com 10 dicas simples que podem ser feitas dentro de casa.
1. Evite água parada;
2. Mantenha a tampa da caixa d’água limpa e fechada, bem como cisternas ou reservatórios provisórios;
3. Calhas devem estar sempre limpas para não acumular água;
4. Poças de água, lajes e varandas podem ser um problema. Evite;
5. Piscinas devem ser tratadas com cloro regularmente. Se não, deixe-as vazias ou cobertas com lona;
6. Não use água nos vasos de plantas. Troque por areia;
7. Cuidado com os pneus em desuso. O ideal é não acumular este tipo de objeto em casa ou, no mínimo, fazer furos nos pneus e guardá-los em locais protegidos das chuvas;
8. Preste atenção no lixo diário. Prefira guardar latas e garrafas emborcadas para não reter água;
9. Jogue desinfetante nos ralos externos das edificações e nos internos pouco utilizados;
10. Por fim, atenção redobrada com as casas de praia ou campo. Faça visitas constates para manutenção da propriedade.
A dengue é uma doença séria e pode levar a óbito. Entre os principais sintomas da pessoa infectada estão dores abdominais, febre alta, dores de cabeça, dor por trás dos olhos, manchas avermelhadas pelo corpo, náuseas e vômitos, dores no corpo e cansaço. Se for um quadro mais agravado como a dengue hemorrágica a pessoa pode apresentar sangramento.
Então, para evitar a doença, tome todos os cuidados e deixe a sua família e vizinhos protegidos. Se apresentar os primeiros sintomas, procure orientação médica, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças como a gripe.
Fonte: No Minuto.

Sem comentários:

Enviar um comentário