quarta-feira, 8 de abril de 2015

Nota do Prefeito Sérgio Eduardo sobre a Paixão de Cristo em Carnaúba dos Dantas-RN


Só gostaria de deixar os parabéns, a todos os atores e anônimos que participaram da Paixão de Cristo, parabenizo também Pe. Jaime, Wagner Cortez... investindo menos que no ano anterior, R$ 24.768,00 sendo R$ 18.000,00 direto através da Associação 11 de Dezembro e este ano R$ 7.700,00 sendo R$ 6.500,00 ao grupo de teatro e lembrando que durante todo o ano, o poder público não recebeu por parte de quem quer que seja, um pedido de ninguém em relação a Paixão de Cristo, evento esse do setor privado e apenas alguns dias antes da realização do evento me solicitaram uma reunião, o qual coloquei a posição do Ministério Público que foi taxativo ao dizer que o investimento pelo poder público deveria ser limitado, devido a situação de emergência do município, para deixar bem claro, após a realização da Paixão de Cristo de 2014, fui procurado somente em fevereiro de 2015. Devo dizer que me sinto desconfortável em relação a que atitude tomar...já que no ano anterior realizei um investimento que julgo ter sido a base de um trabalho e até orientei para a criação de um instrumento capaz de, fortalecido , dar conta das necessidades de investimento para a realização da paixão de cristo, a associação dos artistas. Quero apenas discordar de dois pontos... o poder público desde o 1 ano da gestão com atropelos e mais definido no 2 ano, todos os anos aprontamos o espaço da encenação deixamos o monte do galo pronto para os romeiros e todos os investimentos que não são poucos, e, investimos no espetáculo sem pedir sequer uma única propaganda nem aparição do Prefeito nestas apresentações, até para dar os parabéns aos atores fui discreto e contido mas estive lá... sobre o status de boa gestão não pesam sobre os meus ombros podem acreditar que esta vaidade não me atinge, agora que fiz investimentos na encenação sempre fiz , na cultura em boa parte das ações, como por exemplo mensalmente a nossa filarmônica do maestro Márcio Dantas com orçamento anual de R$ 18.000,00 , além de outras parcerias das quais não pedimos e nem exigimos nenhum tipo de divulgação, mas agora fará parte dos convênios e apoios concedidos por nossa administração, a justa divulgação de tais apoios, mas não entendo este comportamento crítico sem sequer, citar quanto foi a ajuda de cada instituição ao espetáculo. Entenderia se não tivéssemos diante da crise financeira que não é só em Carnaúba dos Dantas feito nenhum aporte financeiro... o orçamento do ano passado foi quanto além dos 17.500,00 que doamos ao espetáculo somados a arrecadação da bilheteria? tivemos quase 26 mil...não estou entendendo a atitude de dizer que não demos apoio... apenas não pedi e não ouvi qualquer agradecimento a Prefeitura Municipal nem durante e nem depois do evento...se eu fizesse uma mensagem parabenizando publicamente alguns iriam dizer que estava pegando carona com o sucesso do espetáculo. O recurso aplicado não foi meu, à Prefeitura cabe sim agradecimentos que também não existiram, e sobre os romeiros virem mesmo sem a encenação digo e repito, o público que está assistindo as apresentações não é o mesmo , e durante o dia todo ônibus vão e vem com romeiros que vem por sua religiosidade, não estou ferindo ou errando quando digo isto...independente da realização ou não da Paixão de Cristo, o Monte do Galo tem sua religiosidade e crença. Lamento se a cultura precisa mais do que posso dar. Continuo aberto as ideias, mas tenho responsabilidades que vão além da minha vontade. Investimos menos que o que queríamos, mas contribui sim para o espetáculo, quer queiram aceitar ou não. Foram repassados os recursos para o espetáculo R$ 5.000,00, R$ 1.500,00 para segurança e toda a sonorização através de Wallan Ataide, banheiros químicos e outros gastos diretos com o espetáculo.

Sem comentários:

Enviar um comentário