segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Após uma semana, abastecimento d'água é retomado em Caicó-RN


A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte normalizou o abastecimento de água nas cidades de Caicó, Jardim de Piranhas e São Ferando, todas na região do Seridó potiguar, na tarde deste domingo (27). A Caern havia suspendido o abastecimento a essas regiões no dia 21 deste mês. Nesse período, foram realizadas fiscalização do uso irregular da água, gestão hídrica e abastecimento alternativo por meio de carros pipas.
As ações foram realizadas pela Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) Caern e pela Defesa Civil.
Em nota, a Caern pontuou que mesmo com a retomada da captação no rio Piranhas/Açu, o plano de abastecimento da região está montado em caso de eventual necessidade, mas que o uso racional da água deve nortear a população. “O uso racional da água deve ser uma atitude permanente, mas no cenário de escassez de água como o que vivemos, este gesto torna-se essencial”, disse Marcelo Toscano, diretor presidente da Companhia.
Na tarde deste domingo, o governador Robinson Faria comemorou a notícia. "É com alegria que anuncio que o abastecimento d'água de Caicó, São Fernando e Jardim de Piranhas será retomado ainda hoje pela Caern. A ação rápida do nosso governo, que não mediu esforços, estabeleceu uma força-tarefa em várias frentes sob o nosso comando, tornou possível a volta d'água", postou.
Em nota emitida na semana passada, a Caern explicou que "não existem outras fontes de abastecimento para se manter o fornecimento regular de água na região. As cidades são inseridas na lista de colapso e o fornecimento de água passa a ser através das defesas civis municipais, estadual e federal". Medidas paliativas foram colocadas em prática.
Desde 2012, a bacia do rio Piranhas Açu passa por forte estiagem. Diante do colapso, uma das alternativas buscadas para amenizar o problema é a perfuração de poços. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), já realizou mais trinta perfurações. Destes, conseguiu condições de exploração em 14 poços. Destes, sete poços já foram testados e outros sete terão vazão ainda nesta semana, como alternativa para a recuperação de parte do abastecimento.
Fonte: G1 RN

Sem comentários:

Enviar um comentário