terça-feira, 17 de março de 2015

Força Nacional chega a Natal para auxiliar na segurança de presídios



Setenta e nove homens da Força Nacional desembarcaram em Natal na manhã desta terça-feira (17) para reforçar a segurança nas unidades prisionais potiguares. O Rio Grande do Norte está com 215 militares da Força Nacional à disposição para buscar uma solução para a onda de rebeliões que atinge o sistema penitenciário potiguar. A atuação dos profissionais não foi detalhada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), que promoverá uma entrevista coletiva nesta quarta-feira (18) na Escola do Governo com a presença da titular da Sesed, Kalina Leite e da secretária Nacional de Segurança Pública (Senasp), Regina Miki.
Contudo, há um acordo para que até 300 homens de outros estados sejam utilizados na tentativa de conter a série de rebeliões que acontecem no Rio Grande do Norte desde a última quarta-feira (11). O pedido de reforço foi feito pelo governador Robinson Farias ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso. 
Além do reforço de pessoal, dois helicópteros cedidos pelo Ministério da Justiça chegam a Natal também nesta terça. O governador também decretou situação de calamidade do sistema prisional do estado. A decisão permite que medidas de emergência sejam adotadas e determina a criação de uma força tarefa. A Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania fica responsável por designar uma comissão especial de licitação, que deve acompanhar todos os processos e decisão a serem adotadas. 
Os homens da Força Nacional chegaram em um Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) às 10h35. Os militares seguem para o local onde ficarão alojados e, em seguida, já iniciam o trabalho nas unidades prisionais. 
A força tarefa deverá apresentar ao governador, a cada 30 dias, um relatório circunstanciado das atividades. As medidas da situação de calamidade foram propostas após a apreciação do relatório de Situação e Diagnóstico, e consideram a destruição por parte dos rebelados de mil vagas divididas entre Alcaçuz (450), Penitenciária Estadual de Parnamirim (250) e Cadeia Pública de Natal (300).
Fonte: G1 RN

Sem comentários:

Enviar um comentário