terça-feira, 19 de maio de 2015

Agência libera abertura de barragem da PB para abastecer cidade de Caicó-RN

                                                    AÇUDE DE COREMAS
                                                           AÇUDE ITANS

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informou nesta terça-feira que suspenderá por 48h o abastecimento dos municípios de Jardim de Piranhas, São Fernando e Timbaúba dos Batistas, todos localizados na região do Seridó potiguar, a partir desta quarta-feira (20). De acordo com nota emitida à imprensa, a companhia justifica que a medida é necessária para conclusão de manobra que aumenta a vazão do sistema a paritr da barragem de Coremas, na Paraíba, programada para esta semana.
A Agência Nacional de Águas (ANA) autorizou a abertura de comportas da barragem localizada na Paraíba em três metros cúbicos por segundo, mas somente na próxima sexta-feira (22) é que a água liberada chegará à região.
A Agência Nacional de Águas (ANA) autorizou a abertura das comportas da barragem Coremas, na Paraíba, para reforçar o abastecimento na cidade de Caicó, município da região do Seridó norte-riograndense. A abertura das comportas deve acontecer até a próxima sexta-feira (22).
Apesar da vazão, a quantidade de água é insuficiente para retirar a cidade do sistema de rodízio no abastecimento. De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), a vazão de água proveniente da barragem será de três mil metros cúbicos de água, mas será insuficiente para retirar a cidade do sistema de rodízio no abastecimento. A Caern afirma que seria necessário ampliar a vazão para 5 metros cúbicos por segundo.
Ao todo, dez cidades estão com seus sistemas de abastecimento de água em colapso e outras 11 têm o fornecimento feito em sistema de rodízio.
O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte ingressou com uma ação civil pública para garantir o cumprimento do acordo firmado pelo Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) que prevê a proteção da Área de Preservação Permanente (APP) em torno do açude Itans, localizado na cidade de Caicó, região do Seridó potiguar.
O acordo judicial firmado em setembro de 2013 tem por objetivo impedir prejuízos à água que abastece a cidade de Caicó. De acordo com o MPF, entre as medidas prometidas pelo Dnocs está a desocupação e demolição dos balneários que não podem funcionar em uma área de preservação.
A possível contaminação da água, de acordo com o Dnocs, vem dos esgotos das cidades de Santa Luzia, na Paraíba, e Ouro Branco, no RN. As águas contaminadas desaguam no rio Água Nova, responsável pelo abastecimento do Itans.
O MPF deu entrada na ação uma vez que, 20 meses depois do acordo transitar em julgado, o Dnocs segue sem adotar algumas das ações previstas. "A demora coloca em risco o açude, cuja principal função é o abastecimento humano na cidade de Caicó", ressalta o MPF. 
A ação pede ainda a declaração do não cumprimento do acordo e estipulação, pela Justiça, de prazo de 90 dias para o departamento tomar as medidas necessárias à proteção da área.
O Itans tem capacidade para 81.750.000 metros cúbicos de água. Segundo o Dnocs, o volume atual é de 7.145 metros cúbicos, o equivalente a apenas 9% do armazanamento total.
Fonte: G1 RN

Sem comentários:

Enviar um comentário