segunda-feira, 18 de maio de 2015

Chuvas não encherão reservatórios do RN este ano, afirma meteorologista Gilmar Bristot



A alegria de ver açudes transbordando tem sido rara no Rio Grande do Norte. E a previsão, segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), é de que até o final do ano as chuvas não sejam suficientes para encher os reservatórios que abastecem o estado. "Infelizmente não tem mais previsões de chuvas intensas para o interior do estado. O período de chuvas está acabando e não tem mais condição de formação de chuva”, afirmou Gilmar Bristot, meteorologista da Emparn.
A equipe de reportagem da Inter TV Costa Branca visitou alguns dos principais reservatórios do Rio Grande do Norte. A situação, na grande maioria deles, é preocupante. Notícia boa apenas no açude Pataxó, que transbordou no mês de março. Os moradores de Ipanguaçu, na região do Vale do Açu, comemoraram. Felicidade de uns, mas preocupação de outros. Na região do Alto Oeste, o cenário é diferente. O açude Bonito, principal reservatório do município de São Miguel, está totalmente seco. E está assim desde janeiro. Água, só através de carros pipa.
Em Pau dos Ferros a situação do açude, que tem o mesmo nome da cidade, é semelhante. O reservatório tem capacidade para armazenar mais de 54 milhões de metros cúbicos de água, mas hoje está com menos de 1% da capacidade. A represa ainda abastece a cidade de Rafael Fernandes, que tem 5 mil habitantes. Já a população de Pau dos Ferros, com quase 30 mil moradores, recebe a água que vem da barragem de Santa Cruz, em Apodi.
A barragem de Santa Cruz tem sido a fonte de água não só para Pau dos Ferros. Outros três municípios da região Oeste dependem dela. Atualmente, o reservatório está com 227 milhões de metros cúbicos: isto representa 37% de sua capacidade. É o segundo maior do estado, e é o que se encontra em melhor situação.
O cenário é mais preocupante no maior reservatório do estado, na região do Vale do Açu. A barragem Armando Ribeiro Gonçalves está com pouco mais de 720 milhões de metros cúbicos, o que equivale a 30% de sua capacidade total. Este é o menor nível desde sua inauguração em 1983. A barragem abastece 34 municípios. São mais de 500 mil pessoas que dependem desta água. Além do consumo humano, a barragem distribui água para vários projetos de agricultura irrigada em todo o Vale do Açu.
Saindo do Oeste para a região Seridó, é possível perceber que a estiagem também castiga a população. O espetáculo das águas do açude Gargalheiras, na cidade de Acari, não é visto desde 2011. Atualmente, está com apenas 1,8% da capacidade. Mesmo com o baixo volume, o açude ainda abastece as cidades de Acari e Currais Novos. Ao todo, são 56 mil habitantes que recebem esta água em sistema de racionamento.
Fonte: G1 RN

Sem comentários:

Enviar um comentário