terça-feira, 19 de maio de 2015

Dom Mariano Manzana ordena sete diáconos em Mossoró-RN


Desde que Dom Mariano Manzana assumiu a Diocese de Mossoró, em 2004, manifestou o desejo de implantar o Diaconato Permanente na Diocese. E esse dia está chegando. No próximo domingo (24/05) às 9h, na Catedral de Santa Luzia, serão ordenados diáconos os seminaristas Deivid Franklin, Demétrio Júnior Freitas, Davi de França e Gláudio Fernandes Costa e três diáconos permanentes George Carlos da Silva (Paróquia São João Batista, em Mossoró), Jorge Luiz Torres e Luiz Alberto Paiva (Paróquia de Apodi).
Durante a 53ª Assembleia Geral, em Aparecida, foi divulgada uma mensagem aos mais de 3,4 mil diáconos permanentes do Brasil que atuam em 160 dioceses. O texto recorda os 50 anos da restauração do Diaconato Permanente, ocorrida durante o Concílio Ecumênico Vaticano II. Os bispos afirmam ser “testemunhas do bem que os diáconos têm feito à Igreja no Brasil”.
O diaconato permanente faz parte da história da Igreja e na Igreja Oriental ele nunca deixou de existir. Trata-se de uma vocação específica que deverá ser acolhida pela Igreja. Essa realidade pode ser percebida no Livro dos Atos dos Apóstolos – Atos 6,1-11.
O trabalho do diácono permanente tem muito a colaborar nas paróquias e comunidades. O diácono pode realizar batizados, assistir e abençoar casamentos, fazer as celebrações da Palavra, encomendações, assessorias de pastorais e movimentos diocesanos, além de estender seus trabalhos na formação para lideranças. Além dessas atividades, exerce ações de caridade pastoral como atendimento aos doentes e ações sociais. 
Informações da Diocese de Mossoró

Sem comentários:

Enviar um comentário