quarta-feira, 13 de julho de 2016

Bispo de Guarabira, na Paraíba, é transferido para diocese em Pernambuco


O bispo Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena deixa nesta quarta-feira (13) de ser o gestor da Diocese de Guarabira, no Agreste paraibano. De acordo com a assessoria de comunicação da diocese, o prelado foi nomeado pela Santa Sé nesta quarta para ser o novo bispo da Diocese de Nazaré da Mata, em Pernambuco. Apesar da nomeação, Dom Lucena ainda permanece como administrador da Diocese de Guarabira até o dia 18 de setembro.
Segundo a Pastoral da Comunicação (Pascom) da diocese, durante este período ele comanda a diocese paraibana mas também se reúne com padres da diocese de Nazaré da Mata. A assinatura do documento de posse como gestor da diocese pernambucana está prevista para acontecer no dia 18 de setembro, às 17h.
Em carta dirigida aos fiéis da diocese, Dom Lucena, como é conhecido, lembrou que foi "à terra da Luz, para obedecer os desígnios de Deus". "É com um profundo sentimento de saudade que faço esta comunicação. Levarei no coração todas as virtudes e carismas deste povo que aprendi a admirar e querer bem", diz.
Ele também pediu orações para que ele possa, apesar de suas "fraquezas e limitações", "possa desempenhar com alegria a nova missão". 
Sobre as lembranças que vai levar do povo da Diocese de Guarabira, Dom Lucena diz que lembra da fé. “Todas as celebrações, todas as liturgias e encontros, temos presente uma grande multidão”, observa. Na visão dele, “o povo do brejo demonstra ser um povo de fé, que se evangeliza e evangeliza os outros”.
Dom Lucena tem 53 anos e é natural de Jardim do Seridó, no Rio Grande do Norte. Além da formação necessária à ordenação como padre, em filosofia e teologia, ele também fez o curso de letras na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o mestrado em direito canônico no Instituto Superior de Direito Canônico, no Rio de Janeiro.
Ordenado sacerdote em em 1991 pela Diocese de Caicó, nos últimos 25 anos ele assumiu vários postos até chegar a ser nomeado bispo da diocese de Guarabira em agosto de 2008, sendo o atual secretário da Regional Nordeste 2 da Conferência Episcopal Brasileira, que inclui os estados de Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.
Fonte: G1 PB

Sem comentários:

Enviar um comentário