terça-feira, 1 de julho de 2014

MÊS DE JULHO É O MÊS DA FESTA DE SANTANA EM CAICÓ-RN



De 17 a 27 deste mês a cidade de Caicó viverá sua tradicional Festa de Senhora Sant’Ana. A avó de Jesus Cristo é venerada por toda a região do Seridó, e sua festa atrai turistas de várias partes do Brasil. A programação oficial já foi definida, e o Blog do Marcos Dantas destaca em primeira mão para seus leitores. É a primeira festa do novo bispo da nossa diocese, Dom Antônio Carlos Cruz. Ele não escondeu a alegria. “Mais uma festa de Sant’Ana se aproxima. Desde quando fui nomeado bispo de Caicó que me falaram da expectativa que envolve esta festa. Aguardo com ansiedade a chegada desses dias. Desde já agradeço a todos que estão preparando esta festa, expressão da gratidão pelos benefícios que receberam de Deus pela intercessão de Sant’Ana”.
Alegria também compartilhada pelo Padre Edson Medeiros, pároco que tem a missão de coordenar a parte religiosa do evento. “As noites destes dias de novenário que culminam com a grande procissão, parecem mais iluminadas, pois, como se não bastassem as luzes que iluminam a cidade e a bela Catedral, juntam-se as luzes da lua, das estrelas e do espocar travesso dos fogos. Tudo isso por um só motivo: porque o nosso coração transborda de alegria na “festa que a gente faz, na terra que a gente ama”.
Mensagem do Bispo Diocesano
Mais uma festa de Sant’Ana se aproxima. Desde quando fui nomeado bispo de Caicó que me falaram da expectativa que envolve esta festa. Aguardo com ansiedade a chegada desses dias. Desde já agradeço a todos que estão preparando esta festa, expressão da gratidão pelos benefícios que receberam de Deus pela intercessão de Sant’Ana.
O tema e o lema deste ano serão respectivamente: “Deus vive na cidade: pastoral urbana e missão” e “A caminho da Cidade Santa, a Nova Jerusalém” (Ap 21,2). Com essa temática iremos refletir e rezar para que consigamos evangelizar nas nossas cidades, para que nelas habitem homens e mulheres que tenham um coração em sintonia com o nosso Deus. Eles estão em profunda sintonia com o documento do papa Francisco: “A Alegria do Evangelho”. Nele o papa nos pede a transformação missionária da Igreja. Para que isto aconteça pede-nos uma Igreja “em saída”, que tenhamos uma pastoral de conversão, que tudo seja a partir do Evangelho, que nossa missão se encarne nas limitações humanas e que a Igreja seja Mãe de coração aberto.
A Igreja vive um momento novo, pois estamos no início do pontificado do Papa Francisco. A nossa Diocese vive um momento novo, pois também tem novo bispo. Sabemos que tudo só será autenticamente novo se estivermos em sintonia com Aquele que renova todas as coisas. A festa de uma padroeira diocesana deve ser um momento de renovação diocesana, levando-nos a celebrar a Alegria do Evangelho.
Que Sant’Ana, expressão da sabedoria dos nossos ancestrais, nos ensine a ser uma Igreja que é grata pelo trabalho dos idosos, que acolhe as crianças e os jovens e anima os adultos a serem adultos também na fé.
Fonte: Blog do Marcos Dantas

Sem comentários:

Enviar um comentário