Finalizado o período das convenções, o pleito do Rio Grande do Norte terá cinco candidatos na disputa pela sucessão da governadora Rosalba Ciarlini. No entanto, apenas dois dos postulantes do Executivo terão coligações partidárias, os outros três estarão em chapas chamadas popularmente “puro sangue”. O deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) será candidato ao Governo na coligação “Unidos pela Mudança”, que terá 18 partidos. O deputado federal João Maia (PR) é o candidato a vice e a vice-prefeita de Natal Wilma de Faria (PSB) é a postulante ao Senado. Os nomes foram homologados na última sexta-feira em convenção ocorrida no ginásio Nélio Dias. Para deputado federal, o grupo de partidos fará apenas uma coligação, lançando 20 candidatos. Já na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa, serão três coligações, totalizando 128 candidatos. A convenção reuniu cerca de 13 mil pessoas.
O vice-governador Robinson Faria (PSD) foi lançado candidato ao Governo na aliança “Liderados pelo Povo”, que tem nove legendas. O nome adotado pela coligação é o mesmo usado pelo então candidato a prefeito de Mossoró Francisco José Silveira Júnior. O candidato a vice será o deputado federal Fábio Dantas (PC do B) e a disputa pela vaga de senadora trará a deputada federal Fátima Bezerra (PT).
Já o PSL optou por não fazer coligação. O presidente estadual da legenda, advogado Araken Farias, será o candidato ao Governo e terá como candidato a vice o ex-vereador de Caicó, Paulo Roberto, conhecido como “Paulo Perninha”. O postulante ao Senado pelo partido será Roberto Ronconi, que já foi candidato a governador. A chapa do PSL será chamada “Nasce um novo Rio Grande do Norte”. O partido lançará quatro candidatos a deputado federal e outros oito para a Assembleia Legislativa.
Outro partido que optou pela chapa “puro sangue” foi o PSOL que, coincidentemente, apresentou três professores na chapa majoritária. O professor Robério Paulino, que já foi candidato a prefeito de Natal, disputará o Executivo, tendo como vice Ronaldo Garcia. O professor Lailson de Almeida entra na disputa ao Senado. Para deputado federal o PSOL terá 12 nomes e para estadual outras 25 pessoas.
O PSTU também sairá com uma candidatura “puro sangue”. O partido terá a sindicalista Simone Dutra como candidata ao Governo e a vice a professora da rede pública municipal Socorro Alves. A também professor Ana Célia será a postulante ao Senado Federal. Dario Barbosa, que será candidato a deputado federal, disse que o grupo ainda não definiu o nome da chapa. O partido lançará quatro candidatos a deputado estadual e cinco postulantes a deputado federal.
Fonte: Tribuna do Norte
Sem comentários:
Enviar um comentário