quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Chuva de granizo assusta moradores de distrito em Santana do Matos-RN



Uma forte chuva assustou os moradores do distrito de Barão de Serra Branca, a cerca de 17 quilômetros do município de Santana do Matos, região Central do Rio Grande do Norte. A tempestade trouxe ainda uma chuva de granizo, De acordo com pessoas que vivem na região, o fenômeno raro destruiu alguns telhados de casas e derrubou galhos de árvores.
A chuva de granizo ocorreu no final da tarde desta quarta-feira (18). Pela manhã, muitos moradores tentavam consertar os telhados das casas danificadas pela tempestade.
No dia 30 de janeiro do ano passado, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou chuva de granizo no município de Timbaúba dos Batistas, na região Seridó do estado.
Na ocasião, o meteorologista da Emparn, Gilmar Bistrot, explicou que o deslocamento do vórtice ciclônico de ar superior foi responsável pelas chuvas de granizo. Esse sistema, quando favorecido com umidade, calor e instabilidade, pode provocar formação de nuvens do tipo cumulonimbus, e essas nuvens têm, na parte superior, uma quantidade de gelo. O nível de condensação e de congelamento um pouco mais baixo do que o normal pode provocar a ocorrência da queda desse granizo. 
Na época, além de Timbaúba dos Batistas, a Emparn registrou chuvas de granizo nas cidades de São João do Sabugi e Parelhas, todas na região Seridó do estado.
Fonte: Tribuna do Norte

Sem comentários:

Enviar um comentário