quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Presos ficam feridos durante rebelião em CDP na Zona Norte de Natal


Presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) da Zona Norte de Natal, se rebelaram na noite desta quarta-feira (14). Uma equipe de agentes penitenciários do Grupo de Operações Especiais (GOE) entrou na unidade prisional para controlar o tumulto. Durante o motim, três detentos ficaram feridos.
O princípio de rebelião começou por volta das 19h e foi contido cerca de uma hora depois. De acordo com a direção do CDP, o motivo da confusão foi a briga entre facções rivais que disputam o poder dentro e fora dos presídios. Diretor da unidade, o agente penitenciário Marcos Paulo de Souza contou que 17 presos recém-transferidos da Cadeia Pública de Natal começaram a fazer exigências, o que irritou os demais detentos.
Ainda de acordo com a direção da unidade, os presos feridos foram socorridos para o Hospital Santa Catarina, que também fica na Zona Norte da cidade. O CDP da Zona Norte tem capacidade para 90 homens, mas possui atualmente 197 presos.
Ainda nesta quarta-feira, após um princípio de motim, 28 presos foram tranferidos no Centro de Detenção Provisória da Ribeira, na Zona Leste da capital. Ao G1, o juiz Henrique Baltazar, titular da Vara de Execuções de Natal, revelou que 28 detentos que haviam sido enviados para a unidade.
Segundo a direção da unidade, o clima ficou tenso no início da tarde. A movimentação só foi contida com a presença do GOE. Uma revista foi realizada e um buraco foi encontrado em uma das celas.
Os presos transferidos foram levados para o CDP de Pirangi, an Zona Sul. Apenas quatro presos que tinham audiências marcadas para esta quarta permaneceram nas celas do CDP da Ribeira.
Fonte: G1 RN

Sem comentários:

Enviar um comentário