sábado, 29 de dezembro de 2018

Retrospectiva de todos os campeões do futebol potiguar em 2018


O ano de 2018 se aproxima do fim e a equipe GloboEsporte.com preparou um material especial para você lembrar os campeões de todas as categorias do Campeonato Potiguar desta temporada desde a disputa do sub-15 até o feminino profissional.
A Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) organizou seis campeonatos oficiais nesta temporada. No balanço final, o ABC foi quem se saiu melhor: venceu três deles. América-RN, Cruzeiro de Macaíba e Palmeira-RN ergueram os outros troféus.
O ABC conquistou o tricampeonato potiguar seguido nesta temporada numa campanha arrasadora. O time dirigido por Ranielle Ribeiro venceu os dois turnos - fato que não acontecia desde 2000 - e não precisou sequer disputar final para levantar a taça.
O Alvinegro venceu 12 partidas, empatou uma e perdeu apenas um duelo, no clássico do 1º turno diante do América-RN, por 3 a 0.
A campanha abecedista foi sólida desde o início. Logo na terceira rodada, o time emplacou a maior goleada da competição: 7 a 0 diante do Baraúnas, em Mossoró, no jogo que marcou a reestreia de Wallyson,que marcou dois e deu duas assistências. Depois de perder o Clássico Rei, o Alvinegro contou com um tropeço do América-RN para retomar a ponta e a conquista do primeiro turno aconteceu após vitória por 1 a 0 diante do Assu, com gol de Fessin.
No segundo turno, o ABC liderou de ponta a ponta a competição e só falhou no jogo que daria o título antecipado. Com o Frasqueirão lotado, o Alvinegro empatou com o Força e Luz por 1 a 1 e só comemorou o estadual no dia seguinte, quando o América-RN perdeu por 2 a 1 para o Santa Cruz de Natal.


O Palmeira-RN precisou fazer uma campanha de recuperação em vários momentos para levantar o título inédito da 2ª divisão do Campeonato Potiguar. A equipe de Goianinha iniciou a competição com uma derrota pesada por 3 a 0 em casa para o Alecrim. Depois dessa derrota, reforçou a equipe e venceu os outros três jogos para avançar de fase, atrás do próprio Periquito pelo saldo de gols.
Na semifinal, o clube bateu o Mossoró por 2 a 0 em casa e levou grande vantagem pro jogo da volta. Mas, no Nogueirão, tomou 3 a 0 e estava sendo eliminado até que, aos 46 do segundo tempo, o goleiro Érico falhou e Toinho fez o 3 a 1, que levou o duelo para os pênaltis. Nas penalidades, o time de Goianinha venceu por 5 a 3 e avançou.
A decisão foi diante do Alecrim em jogo único. E mais uma vez a vitória foi sofrimento. Quando a partida se encaminhava para os pênaltis, o volante Odair subiu de cabeça e marcou o gol do título e do acesso aos 44 do segundo tempo.


O América-RN conquistou o bicampeonato potiguar em 2019 em uma competição que precisou conviver com altos de baixos. Depois de passar em primeiro no Grupo 2 na primeira fase, o Alvirrubro sofreu na segunda fase ao perder na penúltima rodada para o Força e Luz.
Assim, precisou ir até Mossoró, no jogo final da fase, com a necessidade de vencer. E conseguiu. Fez 2 a 0 no time da casa, que avançou em primeiro - o América-RN passou em segundo lugar, com os mesmos dez pontos. O Força e Luz fechou em terceiro também com dez pontos, mas ficou fora pelo saldo de gols.
Na semifinal, a decisão também precisou ser fora de casa. Depois de empatar por 1 a 1 com o ABC, o Alviurrubro venceu o rival no Frasqueirão por 2 a 1 e avançou para a final. Na decisão, vitória por 4 a 1 diante do Visão Celeste.


O ABC venceu o Campeonato Potiguar Sub-17 de forma invicta. O Alvinegro passou bem nas duas primeiras fases, mas quase se complicou na semifinal. O time encarou o Coríntians de Caicó e empatou os dois jogos por 0 a 0. Assim, conseguiu a classificação nos pênaltis. Na decisão, em jogo único, vitória por 1 a 0 sob o América-RN com gol de Pedrinho aos 38 do segundo tempo. Foi o sétimo título seguido do Alvinegro na categoria.


Assim como no sub-17, o ABC venceu o Campeonato Potiguar Sub-15 de forma invicta. Na decisão, mais uma vitória apertada, por 1 a 0 diante do Santa Cruz de Natal, com gol de cabeça Boniek. O Alvinegro fez 11 jogos na competição, conquistou oito vitórias e três empates. Foram 32 gols marcados e apenas sete sofridos pela equipe do técnico Josemar Clementino. Nessa equipe está o carnaubense David Silva.


O Cruzeiro de Macaíba venceu o Campeonato Potiguar Feminino com um pé nas costas. O time levantou a taça de campeão faltando uma rodada para o final da competição, que só contou com três participantes. Na rodada decisiva, vitória por 8 a 0 diante do Parnamirim em jogo que acabou 20 antes do previsto, já que o rival só tinha oito jogadoras relacionadas e uma delas precisou deixar o campo. Em quatro jogos, o time venceu três e empatou um, fez 16 gols e só sofreu um.


O Cruzeiro de Macaíba foi campeão do Campeonato Estadual de Futsal, ao vencer o Satnad do Povoado Santo Antonio município de Parelhas, nos dois jogos finais. O Cruzeiro foi bi-campeão de modo invicto.
Fonte: Globo Esporte

Sem comentários:

Enviar um comentário