segunda-feira, 21 de julho de 2014

AÇUDE GARGALHEIRAS NO RN, ATINGE PIOR VOLUME DE ÁGUA DE SUA HISTÓRIA




O açude Gargalheiras, que abastece os municípios de Acari e Currais Novos, na região Seridó do Rio Grande do Norte, atingiu o pior volume de água de toda a sua história. O reservatório, que tem capacidade de aproximadamente 44 milhões de metros cúbicos de água, está com pouco mais de 8% do total. É o que mostra matéria exibida nesta segunda-feira (21) pela Inter TV Cabugi.
De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), cerca de 250 famílias da região estão recebendo água por meio de carros-pipa. Além disso, existe o limite de 20 litros de água por dia. A falta de chuvas é o principal fator que levou ao reservatório atingir seu nível mais baixo em 55 anos.
A preocupação dos moradores é tanta que eles já estão apelando para a fé. Fiéis católicos de Acari e Currais Novos organizaram uma procissão de Sant'Ana, padroeira da região, para pedir por mais chuvas. De acordo com a dona de casa Anailma Araújo, a esperança é que em 2015 o açude Gargalheiras volte a sangrar (quando o nível da água passa da barragem). "Tenho fé em Deus e em San'Ana que ano que vem vou ver o açude sangrar mais uma vez, assim como já vi em anos anteriores. A fé é quem nos leva à frente", disse ela.
É o segundo ano que os fiéis realizam a procissão. As imagens de Sant'Ana e de Nossa Senhora da Guia cruzam o reservatório de barco. "O ano passado estava menos seco. Nossa fé é quem 2015 tenhamos um inverno melhor e as águas do açude possam encher bem", comentou o padre Welson Rodrigues, pároco da cidade de Currais Novos.
Outra que acredita em um período com mais chuvas é a dona de casa Angela Maria de Souza. Para ele, a procissão de 2015 será para agradecer pelas chuvas que irão cair. "Temos certeza que ano que vem será melhor. No próximo ano voltaremos aqui para agradecer pelas chuvas que irão cair aqui no Gargalheiras", disse ela.
Fonte: G1 RN

Sem comentários:

Enviar um comentário