terça-feira, 1 de julho de 2014

PERFIL DOS CINCO CANDIDATOS AO GOVERNO DO ESTADO DO RN


O atual presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, é o candidato do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) ao Governo do Rio Grande do Norte. A convenção do partido, realizada na última sexta-feira (27), definiu ainda o deputado federal João Maia (PR) como vice na chapa majoritária e a vice-prefeita Wilma de Faria (PSB) como candidata ao Senado.
Henrique Alves nasceu no Rio de Janeiro, tem 65 anos, 43 de vida parlamentar, e 11 mandatos seguidos de deputado federal representando o Rio Grande do Norte. Foi eleito presidente da Câmara dos Deputados do biênio 2013-2014. Ao longo dos 11 mandatos, apresentou 672 proposições, entre projetos de lei, propostas de emendas à Constituição e outras. Foi relator de 57 matérias, dentre as quais se destacam o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida e o novo regime de distribuição dos royalties do petróleo no pré-sal.
Nas eleições de 2014, o PMDB faz parte da coligação 'União pela Mudança', formada pelo PMDB, PSB, PR, PROS, PSDB, DEM, Solidariedade, PDT, PRB, PPS, PHS, PTB, PV, PSC, PSDC, PMN, PRP e PTN.

O Partido Social Democrático (PSD) lançou o nome do vice-governador Robinson Faria ao cargo de chefe do Executivo estadual nas eleições de 2014. A convenção do partido, que aconteceu no domingo (29), definiu ainda o nome de Fábio Dantas (PC do B) como vice e Fátima Bezerra (PT) como candidata ao Senado.
Robinson Faria tem 55 anos e é vice-governador do Rio Grande do Norte. É advogado, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Nasceu em Natal e durante 26 anos foi deputado estadual. Nos últimos dois mandatos exerceu a presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte pelo período de oito anos.
Nas eleições de 2014, o PSD faz parte da coligação 'Liderados pelo Povo', formada pelo PT, PC do B, PT do B, PSD, PP, PEN, PRTB, PTC e PPL.

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) terá como candidato ao Governo do Rio Grande do Norte o professor Robério Paulino. A convenção do partido, realizada no dia 18 de junho, definiu ainda o também professor Ronaldo Garcia como vice na chapa majoritária e Lailson Almeida como candidato a uma vaga no Senado.
Robério Paulino tem 57 anos e é professor do Departamento de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Nas últimas eleições foi candidato a prefeito de Natal e obteve 3.600 votos. 
Nas eleições de 2014, o PSOL não formou coligação com nenhum outro partido e segue sozinho na disputa para Governo, Senado e vagas na Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados.

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU) homologou a candidatura da enfermeira Simone Dutra para o Governo do Rio Grande do Norte. A convenção do partido, realizada na última quinta-feira (26), definiu ainda o nome de Socorro Ribeiro como vice na chapa majoritária e a professora Ana Célia como candidata ao Senado.
Simone Dutra tem 48 anos e é enfermeira no Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, e coordenadora licenciada do Sindicato dos Servidores da Saúde do RN (Sindsaúde), pelo qual liderou as recentes greves no Estado e assinou o pedido de impeachment da governadora Rosalba Ciarlini, em novembro de 2013. Natural de Campina Grande (PB), Simone é presidente do PSTU em Natal e já disputou as eleições ao Governo do Estado em 2010.
Nas eleições de 2014, o PSTU não formou coligação com nenhum outro partido e segue sozinho na disputa para Governo do Estado, Senado e vagas na Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados.

O Partido Social Liberal (PSL) terá Araken Farias como candidato ao Governo do Rio Grande do Norte nas eleições de 2014. A convenção do partido, que aconteceu no sábado (28), definiu ainda o nome de Paulo Roberto (PSL), ex-vereador de Caicó, como vice e do terapeuta Roberto Ronconi para senador.
Araken tem 51 anos e é ex-coordenador geral do Procon/RN, cargo que assumiu em 2011. Ele é advogado formado pela Faculdade de Natal (FAL) e pós-graduado em Direito Processual pela Metas Curso.
Nas eleições de 2014, o PSL não formou coligação com nenhum outro partido e segue sozinho na disputa para o Governo do Estado, Senado e vagas na Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados.
Fonte: G1 RN

Sem comentários:

Enviar um comentário