domingo, 24 de janeiro de 2016

Barragem Armando Ribeiro Gonçalves já recebeu 10 milhões de metros cúbicos de água


O maior reservatório de águas superficiais do Rio Grande do Norte, a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no Vale do Açu, recebeu um volume de 10 milhões de metros cúbicos de água, em decorrências das chuvas que caíram em janeiro na bacia tributária do rio Piranhas/Açu. O técnico do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) responsável pelo seu monitoramento, Geraldo Magela, informou que a lâmina de água da barragem subiu cinco centímetros até a sexta-feira (22), quando se alcançou a cota 38,76 e chegou a um volume de 484,4 milhões de metros cúbicos de água.
Geraldo Magela explicou que a barragem Armando Ribeiro Gonçalves não tomou, ainda, um volume acentuado de água porque as maiores chuvas caíram à montante, no Sertão do Seridó, por exemplo. “A água que devia vir pro Vale do Açu está ficando lá na frente, na barragem de Oiticica”, disse ele, em relação ao reservatório que está sendo construído no município de Jucurutu.
A barragem Armando Ribeiro Gonçalves tem capacidade para armazenar 2,4 bilhões de metros cúbicos. De acordo com a última medição da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), ocorrida na terça-feira (19), a Armando Ribeiro contava com 20,14% de sua capacidade, o equivalente a 483,3 milhões.
Fonte: Tribuna do Norte

Sem comentários:

Enviar um comentário