sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Em 24 horas, Emparn registra chuvas em 108 municípios do RN

 CHUVA EM PATU
 CHUVA EM JARDIM DO SERIDÓ
 CHUVA EM PARELHAS
CHUVA EM CARNAÚBA DOS DANTAS

Entre as 7h da quinta-feira (21) e as 7h desta sexta (22), a gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou chuvas em 108 municípios do estado. As maiores precipitações foram em Caicó, com 95 milímetros, e Patu, com 72mm.
Na região Oeste, também choveu bastante em Carnaubais (60,5mm); Janduís 56,4mm) e Apodi (51mm). Nas regiões Seridó e Central, destaque para Guamaré (60mm), Timbaúba dos Batistas (35mm) e Acari (34mm).
Na região Agreste, choveu mais forte em Parazinho (35,5mm), Campo Redondo (32mm) e Lajes Pintadas (23,6mm).
Já na região Leste, também foram registradas boas chuvas em Pedra Grande (38mm), Canguaretama (35,6mm) e Taipu (25mm).
A previsão dos meteorologistas indica que a probabilidade de chuvas para a categoria abaixo da média é de 65%, o que pode configurar no quinto ano consecutivo de seca no semiárido nordestino. Para Gilmar Bristot, “não é muito aconselhável” se fazer uma análise do tipo probabilística, “porque existem várias formas de interpretações de modelos climáticos em relação à previsão de inverno”.
No Rio Grande do Norte, a temporada de chuvas acontece nos meses de abril e maio. Segundo Gilmar Bristot, é justamente na segunda metade da quadra chuvosa no estado que o fenômeno El Niño começa a perder força, contribuindo para o resfriamento do Oceano Pacífico, aumentando assim a possibilidade de chuvas.
Fonte: G1 RN

Sem comentários:

Enviar um comentário