segunda-feira, 24 de março de 2014

NOVO AEROPORTO EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE ESTÁ PRONTO, MAS SEM DATA PARA FUNCIONAR





O ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, disse nesta segunda-feira, durante inspeção às obras do aeroporto internacional Aluízio Alves que só depois de um relatório a ser entregue nos próximos 10 dias pelas duas maiores companhias aéreas que operam no RN – Gol e TAM – o terminal de São Gonçalo poderá ser confirmado para funcionar durante a Copa do Mundo.
“Não há a mínima possibilidade de serem os dois – Parnamirim e São Gonçalo -, ou será um ou o outro”, foi taxativo. Na semana passada, numa entrevista ao jornal O Globo, Moreira Franco deu a entender que existe um plano B para o aeroporto de São Gonçalo, caso este não possa operar durante o evento da Fifa, e este só poderia estar na manutenção de Parnamirim.
Hoje, no entanto, ele surpreendeu os jornalistas ao afirmar que não são os acessos ao aeroporto a maior preocupação dele e sim a condição operacional por parte das companhias aéreas. “Não se trata de uma mudança de móveis e sim da instalação de redes, da capacitação de pessoal e uma série de outros detalhes complexos”, avaliou. Sobre os acessos propriamente ditos, o ministro disse que pelo que viu quando veio de helicóptero de Parnamirim para São Gonçalo “as coisas estão muito bem encaminhadas”. Ele desembarcou no aeroporto Augusto Severo às 10h30m sem a presença de nenhuma autoridade do Estado, responsável pelas obras de acesso. “Vi que a entrada pelo Norte está bem encaminhada, já pelo Sul devem demorar mais”, comentou.
O JH percorreu hoje a distância entre o aeroporto e a entrada da BR 406 e constatou apenas dois quilômetros faltando ser asfaltados. Da BR 406 até o entroncamento da 101, faltam cerca de cinco quilômetros da segunda pista, mas a movimentação de operários e máquinas ali é intensa.
Na falta de informações mais concretas e com o atraso do ministro Moreira Franco, que antes percorreu às pressas um trecho do prédio principal do novo aeroporto, os repórteres cercaram o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, cheios de perguntas sobre o início de operação do terminal.
Descobriram, por exemplo, que o primeiro voo oficial marcado para 15 de abril deverá ocorrer em 10 de maio. E que o Augusto Severo poderá operar todos os voos executivos durante a Copa do Mundo durante a Copa.
Vale disse ainda que não existe consenso para quem irão as instalações do aeroporto de Parnamirim – para a Aeronáutica ou o Patrimônio Histórico. “Não temos essa resposta ainda”, admitiu, faltando três meses para o evento da Fifa no Brasil.
Ele confirmou o que o ministro Moreira Franco diria logo depois: não se cogita dois aeroportos funcionando durante a Copa em Natal. “Em Fortaleza, onde as obras estão muito atrasadas, examinamos possibilidades para remediar a situação. Não é o caso de Natal, onde tudo tem que estar pronto simultaneamente – obras civis e empresas funcionando a pleno vapor” – acrescentou.
Desta vez, a vinda do ministro Moreira Franco não mobilizou a agenda da governadora Rosalba Ciarlini já comprometida hoje com a vinda do Embaixador do Uruguai, marcada com bastante antecedência. Nem o próprio presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo, ao contrário da última inspeção do ministro ao aeroporto, pôde comparecer, ocupado em outros compromissos.
Fonte: Jornal de Hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário