sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Energia solar: desafios para o desenvolvimento na terra do sol



A possibilidade de utilizar o sol como fonte de energia não é nova, uma vez que os primeiros experimentos foram realizados em meados do século XIX na Europa. Mas o que à época foi visto como uma tecnologia para o futuro, chega ao presente com alguns obstáculos, entre eles a falta de conhecimento sobre esse tipo de energia.
A energia por meio de radiação solar, que se configura como uma possibilidade cada vez mais real de energia limpa e renovável, gera calor ou eletricidade. “Quando a gente falar de energia solar fotovoltaica é quando essa energia é convertida diretamente de radiação solar para eletricidade. Para geração de calor chamamos de energia solar térmica”, ressaltou o responsável técnico de projetos de energia solar do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGas-ER), consórcio Senai/Petrobras, Bruno Lima.
Mesmo tímida e com potencial de expansão muito pelas condições naturais de localização, a produção do Rio Grande do Norte conta com nove unidades geradoras, o que totaliza 1.478KWh, sendo sua grande maioria enquadrados como micro e minigeração. Essas unidades estão instaladas nos municípios de Natal, São José do Mipibu, Ceará-Mirim, Parnamirim e Auto do Rodrigues, segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN (SEDEC).
Fonte: No Minuto

Sem comentários:

Enviar um comentário