sexta-feira, 16 de junho de 2017

Wilma de Faria perde a batalha contra o câncer; ex-governadora morre aos 72 anos


REPÓRTER TOSCANO NETO ENTREVISTANDO VILMA DE FARIA EM PARELHAS

A ex-governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria, termina a luta contra o câncer. Ela morreu às 23:40 horas dessa noite, 15 de junho, aos 72 anos. Há dois anos a guerreira lutava contra a doença. Ela deixa 4 filhos: a deputada Márcia Maia, Ana Cristina, Cíntia e Lauro, e 13 netos. 
Nascida na cidade de Mossoró, e com boa parte da sua história de vida na cidade de Caicó, a ex-governador do Rio Grande do Norte ingressou na vida pública em 1979, quando comandou o Movimento de Integração Social (MEIOS), na gestão do então governador e esposo, Lavoisier Maia.
Wilma de Faria era professora e começou a carreira na política em 1986 quando foi eleita deputada federal. Em 1988,foi eleita prefeita de Natal. Voltou a ser eleita prefeita da capital em 1996 e reeleita em 2000.
Em abril de 2002, Wilma renunciou à prefeitura para disputar o governo do estado e foi eleita, se tornando a primeira mulher a comandar o governo do Rio Grande do Norte. Ela foi reeleita governadora em 2006.
Wilma ainda se candidatou ao senado em 2010, mas não venceu. Em 2012 saiu candidata a vice-prefeita na chapa de Carlos Eduardo. A chapa foi eleita e ela cumpriu o mandato.
Em 2014, voltou a tentar uma vaga no senado, mas foi derrotada por Fátima Bezerra. Em 2016, ela deixou o PSB, assumiu a presidência do PTdoB e se candidatou a vereadora de Natal.
O velório acontece a partir das 9h na Catedral Metropolitana de Natal. O sepultamento será no Morada da Paz, em Emaus, às 20h.
Fonte: Tribuna do Norte

Sem comentários:

Enviar um comentário