sexta-feira, 28 de outubro de 2016

RN tem maior crescimento na taxa de homicídios, diz anuário de segurança


Em números absolutos o Rio Grande do Norte é o terceiro do país, mas é o estado brasileiro que registrou o maior crescimento na taxa de homicídios em 2015. Passou de 34,9 para 48,6 o número de assassinatos para cada grupo de 100 mil habitantes. E das capitais, Natal foi a cidade que teve o maior aumento proporcional: saltou de 39,8 para 78,4. Os dados, inéditos, estão no 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados nesta sexta-feira (28).
O estudo revela ainda que, no ano passado, cerca de 160 pessoas foram assassinadas por dia no Brasil, uma pessoa a cada nove minutos. No total, 58.383 pessoas foram mortas violentamente e intencionalmente no país, retração de 1,2% em relação a 2014.
Pela primeira vez o estado de Sergipe encabeça a lista, com 57,3 mortes violentas intencionais a cada 100 mil pessoas (aumento de 18,2% em relação aos dados do ano anterior). Já o estado de Alagoas, que por anos encabeçou a lista, teve redução de 20,8% na taxa, saindo dos 64,1 mortos por 100 mil habitantes para 50,8, a maior queda entre todas as unidades da federação.
“No ano passado, estourou o número de homicídios no Rio Grande do Norte. E em março deste ano, o governo decretou calamidade pública por conta do sistema prisional. O crime está se organizando e tem cara de briga de facção, por isso o mata-mata”, disse a socióloga Samira Bueno, diretora executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O fórum é o autor do anuário, que será divulgado na íntegra no dia 3 de novembro.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do RN ressaltou que ainda não teve acesso ao anuário, mas informou que em 2015 o estado superou a meta de redução de CVLI (sigla para Crimes Violentos Letais Intencionais) indicada pelo Ministério da Justiça, com uma redução de 6,3% quando comparado a 2014. “Com isso, os índices do estado voltaram a cair após 10 anos de crescimentos consecutivos. Isso significa que em 2015 obtivemos o melhor resultado da última década, com recorde de redução de CVLIs no RN”, destacou.
Fonte: G1 RN

Sem comentários:

Enviar um comentário