terça-feira, 27 de setembro de 2016

Seca deixa 29 reservatórios em nível morto e gera R$ 4 bi de déficit no RN

 AÇUDE ITANS EM CAICÓ
 BARRAGEM ARMANDO RIBEIRO GONÇALVES
 CHAFARIZ INSTALADO NA COMUNIDADE CARNAÚBA DE BAIXO

Vinte e um reservatórios em volume morto e oito secos. Após cinco anos de seca, esta é a situação de 29 das 47 maiores reservas de água no Rio Grande do Norte. É o que aponta o relatório do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), divulgado nesta terça-feira (27). Segundo o levantamento, o volume das águas continua diminuindo. 
O relatório apresenta dados colhidos até o dia 27 de setembro nos 47 reservatórios do estado com capacidade superior a cinco milhões de metros cúbicos. Ainda de acordo com o instituto, outros 10 reservatórios entrarão em volume morto em menos de um ano, caso a estiagem permaneça na próxima estação chuvosa. 
"Em termos percentuais, 61% dos açudes do estado já se encontram em volume morto ou secos. Se a estiagem persistir, dentro dos próximos meses, esta porcentagem pode aumentar para 80%", aponta o relatório. 
Os dados apontam ainda que, nas condições atuais de uso, dois reservatórios possuem volume suficiente para chegar a 2019 e apenas um entraria 2020 sem estar no volume morto. 
A Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas, através da Secretaria de Obras e da COMDEC, instalou mais um chafariz para captação de água da operação carro pipa. O chafariz atenderá 14 famílias na comunidade Carnaúba de Baixo, segundo informações de Joelson Idevan. 
Fonte: G1 RN

Sem comentários:

Enviar um comentário