quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Seca faz subir para 17 o número de cidades em colapso no RN



A escassez de água fez subir para 17 o número de cidades em colapso no Rio Grande do Norte. Os novos municípios que integram a lista são Cruzeta, e Jardim do Seridó, ambas localizadas na região do Seridó potiguar. A situação das cidades foi atualizada nesta quinta-feira (26) pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).
Cruzeta, que tem pouco mais de 8 mil habitantes, estava sendo abastecida pelo açude local, que secou. A Caern vinha atendendo em esquema de rodízio, mas o baixo nível do manancial inviabilizou o abastecimento. De acordo com o gerente da Regional de Caicó da Caern, Rosy Gurgel, técnicos da companhia vão realizar a limpeza de um conjunto de poços desativados localizados na bacia do açude. Os poços estavam submersos e ressurgiram com a baixa do nível da água.
O gerente acrescenta que a limpeza será feita na próxima semana. Depois, será feita uma análise para saber se a água está própria para consumo.
Jardim do Seridó entrou em colapso depois que o nível do açude Passagem das Traíras tornou inviável a captação. A Caern já havia feito a mudança do ponto de captação a fim de permitir que o fornecimento fosse feito por mais tempo. No entanto, a situação não permite nova realocação.
Fonte: G1 RN

Sem comentários:

Enviar um comentário