segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Sobe para 14 o número de cidades em colapso no abastecimento no RN


O Rio Grande do Norte tem mais duas cidades em situação de colapso no abastecimento de água. No total são 14 municípios que deixaram de ser abastecidas pela Companhia de Águas e Esgotos (Caern) por causa do baixo nível de água nos reservatórios. A Caern acrescenta que 77 cidades estão sendo abastecidas em sistema de rodízio.
As cidades de Jardim de Piranhas e Timbaúba dos Batistas, ambas na região Seridó, são as duas que entraram na lista. Os sistemas dos municípios foram paralisados por causa da situação de colapso da Adutora Manoel Torres, que além delas também abastece parte de Caicó. A adutora vinha recebendo água do complexo Curemas-Mãe D’Água, na Paraíba.
De acordo com a Caern, o governo do RN negocia com o governo da Paraíba para que seja feita a limpeza dos 100 quilômetros do rio, que fica dentro do território paraibano. Com a medida, a expectativa é que a vazão volte a aumentar. A limpeza no trecho potiguar já foi providenciada.
Com a entrada em colapso do sistema Manoel Torres, no último final de semana, a cidade de Caicó agora está sendo abastecida apenas pelo Açude Itans. Com uma vazão de 350 metros cúbicos de água por hora, o volume de água do Itans não é suficiente para abastecer a cidade inteira. Portanto, as áreas mais altas de Caicó estão desabastecidas.
Fonte: G1 RN

Sem comentários:

Enviar um comentário