terça-feira, 24 de novembro de 2015

Competição Paralimpíadas Escolares inicia hoje (24) com cerca de 700 atletas


Começa hoje (24) em Natal, a edição 2015 das Paralimpíadas Escolares. Neste ano, competição vai reunir mais de 700 atletas de 12 a 17 anos representando 24 estados, o Distrito Federal e o Reino Unido nas disputas em oito modalidades: atletismo, natação, bocha, goalball, judô, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e futebol de 7. A abertura será às 18h, no Centro de Convenções. 
As Paralimpíadas Escolares são organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro desde 2006 - em 2009 ganhou o formato de disputa atual - e têm como objetivo fortalecer o esporte paralímpico desde sua base. Desta forma, os melhores colocados de cada modalidade, gênero e classe ainda serão contemplados pelo Bolsa Atleta de nível escolar. 
A competição é a maior do mundo entre atletas paralímpicos em idade escolar. Desde sua criação, as Paralimpíadas Escolares já foram a vitrine de grandes nomes do esporte paralímpico brasileiro, como Alan Fonteles, campeão paralímpico nos Jogos de Londres-2012, e medalhista nos mundiais de Lyon-2013 e Doha-2015; Lorena Spoladore, campeã mundial em Lyon e medalhista de prata em Doha no salto em distância; Leomon Moreno, medalhista de prata em Londres e campeão Mundial em Espoo (FIN), em 2014; e a nadadora Esthefanny Rodrigues, medalhista no Mundial de Glasgow-2015 e nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto-2015. 
Esta é a primeira vez que a competição será disputada em Natal. E por ser na região Nordeste, os estados do Norte e Nordeste dominam as delegações participantes da competição - 14 entre as 26 inscritas. As maiores campeãs gerais, no entanto, são da região Sudeste. 
Fonte: Tribuna do Norte

Sem comentários:

Enviar um comentário