segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Desabastecimento de água atinge 80% dos municípios no RN


A falta de água no Rio Grande do Norte atinge 80% dos municípios do Rio Grande do Norte. Em oito deles, o colapso de abastecimento é total com falta de água nas torneiras e nos outros, o rodízio semanal no abastecimento é constante.
As três regiões mais críticas do Rio Grande do Norte são: Alto Oeste, Seridó e litoral Sul. 
Os municípios em colapso são: São Miguel, Tenente Ananias, Paraná, João Dias, São Francisco do Oeste, Antonio Martins e Luis Gomes no Alto Oeste e Carnaúba dos Dantas na região Seridó.
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) monitora 46 reservatórios de água que tem reservatório acima de 5 milhões de metros cúbicos. "A situação é preocupante no caso do Gargalheiras, Pau dos Ferros e Alexandria", destaca o secretário. 
De acordo com o secretário, atualmente, o Gargalheiras possui 2,52% de água, o que chamamos de volume morto e Pau dos Ferros 1,52%. 
Os outros reservatórios - Umari, Santa Cruz, Armando Ribeiro e Bonfim - estão em melhor situação. "A barragem Armando Ribeiro Gonçalves é a maior do Estado com mais de 2 bilhões de metros cúbicos", destaca. 
No caso do abastecimento metropolitano, feito com água da Lagoa do Bonfim "não há previsão de risco", conta o secretário. 
Mairton França disse ainda que o planejamento do abastecimento inclui o que está sendo feito nos estados nordestinos do Ceará, Pernambuco e Paraíba com integração das bacias.
Fonte: No Minuto

Sem comentários:

Enviar um comentário