“Governador, melhore aqui o hospital”, “O serviço está horrível”, “Aqui está superlotado”, “Governador, preciso de um atendimento” eram algumas frases que poderiam ser escutadas durante a visita do governador Robinson Faria (PSD) nesta quinta-feira (15) no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal.
“Foi pior do que eu pensava, infelizmente estou de coração partido. Quem não é médico não está preparado para o que eu observei e os relatos que ouvi”, disse o Chefe do Executivo Estadual.
Acompanhado do secretário de Estado de Saúde, Ricardo Lagreca, Faria visitou todas as instalações do hospital construído no ano de 1971 e cumprimentou todos os servidores e pacientes.
Ricardo Lagreca elencou a superlotação e a falta de medicamentos como os principais problemas no Walfredo Gurgel. “A gente perde tempo nessa área enquanto nós poderíamos pensar em outras coisas que poderiam ser feitas na área da Saúde, como criação de políticas públicas para a área em longo prazo”, comentou.
Lagreca comentou que uma das formas de diminuir a demanda no Walfredo Gurgel seria transferir os pacientes que não possuem problemas ortopédicos para outras unidades de saúde, como o Ruy Pereira e Deoclécio Marques, em Parnamirim, além de estimular melhorias nas unidades municipais.
Robinson Faria conversou com os pacientes e também com os funcionários que acompanharam toda a sua trajetória. Viu um dos corredores superlotados, um problema bastante antigo, porém bastante noticiado.
Robinson Faria concordou que os problemas de filas para cirurgias ortopédicas e falta de medicamentos, como diabetes, são antigos e algumas atividades serão feitas para contornar estes impasses. “Eu não vou sossegar enquanto não trazer uma saúde digna para o Rio Grande do Norte, vou visitar outras vezes o Hospital Walfredo Gurgel quando for necessário”, relatou.
Após a visita dentro do hospital, o governador, Ricardo Lagreca e dirigentes do Walfredo Gurgel se reuniram. O Chefe do Executivo do Estado comentou que conversaria com o secretário de Saúde para criar medidas para fornecer medidas de curto prazo para melhorias nos atendimentos das cirurgias ortopédicas. “Nós queremos divulgar o plano o mais rápido possível”, disse.
O secretário Ricardo Lagreca, por sua vez, disse que tem que trabalhar fortemente nas melhorias de serviços nos hospitais regionais, uma vez que diminuiria a superlotação do Walfredo Gurgel. “A medida em que essa demanda diminua, faz com que o perfil do hospital de urgência melhore os seus atendimentos”, disse.
Fonte: Portal no Ar
Sem comentários:
Enviar um comentário