domingo, 26 de julho de 2015

Molecada do Fluminense conhece Praga e se desenvolve culturalmente



Mais importante do que vitórias e títulos, a fábrica de talentos de Xerém prepara os jovens jogadores tanto dentro como fora de campo para o elenco profissional do clube. Neste sábado, a molecada do primeiro ano do Sub-20, que na segunda-feira enfrenta o Academy Pandev, da Macedônia, pela semifinal da CEE-Cup, teve a oportunidade de passear na cidade de Praga, capital do país, e conhecer um pouco mais da história e da cultura local.
Os atletas deixaram o hotel onde estão concentrados e foram de bondinho até a Praça Velha Praga onde viram de perto os patrimônios arquitetônicos da cidade, considerados um dos mais bonitos de toda a Europa. Os jogadores visitaram igrejas, museus, torres e se alimentaram de conhecimento, algo muito importante para o desenvolvimento dos jovens talentos tricolores, entre eles o carnaubense Ayrton Lucas.
Percebemos que as experiências adquiridas pelos jogadores fora das quatro linhas influenciam diretamente no rendimento deles dentro de campo. Quanto mais conhecimento, segurança, desenvolvimento cultural e social, o atleta consegue uma melhor performance nos jogos e nos treinos. Temos muitos exemplos de jogadores que evoluíram muito após participarem dos nossos projetos extracampo. Aqui em Praga, os meninos tiveram a oportunidade de conhecer uma das cidades mais bonitas da Europa. Uma experiência única na vida destes garotos. Muitos deles nunca haviam deixado o Brasil e hoje estiveram em um local rico culturalmente e com uma história fantástica – contou o gerente de futebol de base do Fluminense, Marcelo Teixeira.
Em Xerém, os jogadores participam de curso de inglês em parceira com o Brasas, que disponibiliza uma professora para ensinar aos meninos uma nova língua que ajudará muito no desenvolvimento. A molecada de Xerém recebe palestras com temas específicos como história do Fluminense e do CT Vale das Laranjeiras, perigos das drogas, doenças sexualmente transmissíveis, importância da imagem, melhores formas de se utilizar as mídias sociais, legislação esportiva e sustentabilidade. A base tricolor possui um assessor de imprensa específico que trabalha a imagem da fábrica de talentos, dos profissionais de Xerém e dos atletas junto à mídia, promovendo conversas e media training, preparando-os para a exposição que encontrarão no futebol profissional.
O Fluminense foi o primeiro clube grande do Rio de Janeiro a possuir o certificado de clube formador da CBF e o trabalho realizado em Xerém segue cumprindo com louvor o seu grande objetivo de formar em excelência atletas nos âmbitos esportivos, social e humano para o elenco principal do Tricolor. Raramente um clube utiliza e prepara com tanta eficiência as joias lapidadas na fábrica de talentos.
Comunicação Institucional FFC
Fotos: Nathan de Lima e Vitor Terra/Divulgação FFC

Sem comentários:

Enviar um comentário