quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

BARRAGEM PASSAGEM DAS TRAÍRAS AUMENTA SUA CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO


As chuvas registradas nos últimos dias na Região Seridó fez a Barragem Passagem das Traíras, responsável por abastecer os municípios de Jardim do Seridó, São José do Seridó e a Zona Norte de Caicó elevar sua capacidade em mais 40 centímetros, beneficiando principalmente Jardim do Seridó, onde a CAERN adotou o sistema de abastecimento em rodízio, para garantir que a água chegue para toda a população.
O abastecimento d’água em Jardim do Seridó, que está sendo feito de forma racionada e sob ameaça de colapso total até o final deste mês ou início de março, pode mudar de cenário até o final desta semana. Assim acontece também em São José do Seridó, que permanece em colapso, mas a expectativa de mais chuvas pode reverter o quatro até a próxima semana.
Com 12,5 mil habitantes, 2.300 morando na Zona Rural numa área territorial de 368,6 quilômetros quadrados, Jardim do Seridó enfrenta uma situação semelhante à de 1993, considerada a grande seca do final do milênio no sertão potiguar.
Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária (EMPARN), que faz o monitoramento climático no Rio Grande do Norte, para ser considerado normal o inverno, o volume de água deve ficar acima dos 400 milímetros em Jardim do Seridó. Em 2013 choveu apenas 226 milímetros no município; em 2012, menos ainda, 200 milímetros. Do Blog A Fonte.

Sem comentários:

Enviar um comentário