sábado, 22 de fevereiro de 2014

CHUVAS MUDAM CENÁRIO NO INTERIOR DO RN.


Em algumas regiões do semiarido potiguar, o cenário já mudou. Com as últimas chuvas, a barragem Dinamarca, em Serra Negra do Norte, começou a sangrar ontem (21). Já a Barragem Passagem das Traíras – que abastece Jardim do Seridó, São José do Seridó e a Zona Norte de Caicó – elevou sua capacidade em mais 40 cm, de acordo com o coordenador comercial da Regional da Caern em Caicó, Hélio Medeiros. A recarga desse reservatório beneficia Jardim do Seridó, onde a Caern adotou o sistema de abastecimento em rodízio, para garantir que a água chegue para toda a população. Segundo dados da Emparn, entre as 7h da última quinta (20) e as 7h de ontem, 25 postos de mapeamento tiveram registros pluviométricos. A maior chuva foi registrada em Olho D’água dos Borges, 14,3 mm, seguido de Tabuleiro Grande, com 11 mm e de Umarizal, com 10 mm. Foi registrada precipitações em outros nove municípios do Oeste potiguar, em dois da região Central, dois do Agreste e em nove do litoral.
No Rio Grande do Norte, 20 cidades apresentam colapso no abastecimento d’água. para revertar o quadro, representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) junto à Companhia de Águas e Esgotos do Estado (Caern) vão a Brasília na próxima quarta-feira (26) para apresentar possíveis soluções que podem ser adotadas no combate ao problema de abastecimento de zonas urbanas do interior, como em Currais Novos e Caicó. 
De acordo com a assessoria de imprensa, a Caern realizará estudos que facilitarão o desenvolvimento do projeto a ser apresentado. Na última quinta-feira (20), Semarh, Caern e a governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, apresentaram ao Ministério da Integração Nacional possíveis planos de ações para combater o risco de colapso no interior. 
Na reunião com o MIN também foi reforçado o pleito, já feito de forma oficial anteriormente, para repasse de verbas que custearão os projetos relacionados à barragem de Poço da Vara, em Coronel João Pessoa; e sobre a barragem de Pedra Branca, em Angicos. Também foi reiterada solicitação para liberação de recursos, via Secretaria Nacional de Defesa Civil, para instalação e equipação dos cerca de 800 poços tubulares que estão perfurados, mas não instalados no Estado.
Leonardo Rego diz que alguns desses foram perfurados há quase dez anos ou feitos de forma errada e, por isso, estão inviabilizados. O secretário afirma que junto ao pleito há um plano de trabalho assinado pela Sape e Defesa Civil do RN, com valor estimado em R$ 26 milhões para esses poços tubulares. “O ministério não deu previsão de quando daria uma resposta, mas disse que seria a curto prazo”, conta Rego.
A estiagem prolongada tem restringido o acesso a mananciais para abastecimento de carros-pipas e forçado a busca por novas fontes em municípios cada vez mais distantes. Em Jardim do Seridó, distante 220 km da capital, os onze carros-pipas que abastecem 50 comunidades rurais se deslocam até Vera Cruz, a 30 km de Natal. São cerca de 250 km, em cada trajeto, para carregar as caçambas com o líquido.
Segundo o Comando Militar do Nordeste responsável pela Operação Pipa no RN a situação em Jardim do Seridó não é um caso isolado. O município, bem como os demais vizinhos eram abastecidos na cidade de Parelhas, cujo manancial entrou em colapso. No Rio Grande do Norte, 21 cidades, segundo dados da Caern, estão nessa situação. Atualmente, 113 municípios são atendidos pela Operação Pipa no RN, com volume de 20 litros/pessoa/dia. Fonte: Tribuna do Norte.

Sem comentários:

Enviar um comentário