domingo, 22 de junho de 2014

NEM SÓ DE COPA VIVE O MÊS JUNINO NO RIO GRANDE DO NORTE






Junho, mês dos santos e de muitos encantos. Quem é nordestino sabe que o mês de Junho é repleto de datas dedicadas aos santos e, por consequência, de muita festa, principalmente o São João, comemorado no dia 24 deste mês. Mas, claro, não se pode esquecer do santo casamenteiro, Santo Antônio (13) e o santo das chuvas e porteiro céu, São Pedro, além de São Paulo, ambos no dia 29.
No Rio Grande do Norte, assim como em todo o Nordeste, as festas juninas contagiam a população de várias partes do Estado, como, por exemplo em Mossoró, cidade localizada no Oeste do estado e seu Mossoró Cidade Junina, composto pelo espetáculo “Chuva de Bala”, festival de quadrilhas, o pingo do “mei dia” e os shows na Estação das Artes Eliseu Ventania que seguem até o dia 28, com atrações nacionais e locais, além de outras atrações.
Em Natal também tem São João. Apesar da Copa do Mundo estar acontecendo na capital potiguar, os tradicionais festivais de quadrilhas têm programação até 30 deste mês no Ginásio Nélio Dias e a novidade ficar por conta do I Festival Gastronômico Junino instalado próximo ao Palácio dos Esportes até 24 de junho. Lá os turistas e a população vão poder se deliciar com canjica, milho verde, ginga com tapioca, pastéis, coxinha e empada, além dos restaurantes.
Com o slogan “No ano da Copa, Assú vai ser a Cidade-Sede do melhor São João”, o município de Assú entrou no roteiro dos grandes eventos religiosos e festivos do Nordeste do Brasil e traz muito forró e alegria, com uma agenda cultural repleta de opções musicais locais e nacionais.
Na região metropolitana, Parnamirim vai contar um roteiro junino agregador, que levará 16 arraias distribuídos por toda a cidade. A ideia é resgatar as tradições comuns da época junina, com manifestações de cunho cultural. O circuito teve início no dia 6 e segue até o dia 19 de julho, com a realização da Festa do Sabugo, na Cohabinal. 
Outro município com tradição junina na Grande Natal é a cidade de São José de Mipibu. Neste ano a festa começou no último sábado (21) e segue até amanhã (23) também com atrações da terra potiguar. A festa acontece na Praça Monsenhor Paiva e Cigarreira do Bastinho. 
Em Currais Novos o tradição no FORRONOVOS há 14 anos, a Corrida da Fogueira reúne atletas de diversos estados do país na maior competição de rua de Currais Novos. Na edição deste ano, crianças, jovens e adultos disputaram os prêmios de suas categorias e animaram as torcidas. Com organização da prefeitura, através da secretaria municipal de Educação, a corrida foi considerada um grande sucesso pela equipe organizadora. O prefeito Vilton Cunha destacou a importância da competição e agradeceu a presença dos atletas.
E a penúltima noite de FORRONOVOS 2014 se destacou por outra competição acirrada: o concurso de quadrilhas juninas categoria estilizada. Com grupos de diversas cidades do Estado, as quadrilhas agitaram o público da “Arena do Forró”, no Palácio dos Esportes, e emocionou. Com enredos homenageando o Brasil, os povos do Nordeste, e principalmente, o São João, os arraiás investiram nas alegorias e figurinos luxuosos. Nesta primeira noite de apresentações das quadrilhas estilizadas, as notas computadas servem para a classificação final da competição, que será encerrada neste domingo com a apresentação de mais quadrilhas.
Fonte: No Minuto

Sem comentários:

Enviar um comentário