terça-feira, 24 de junho de 2014

SEM MANUTENÇÃO ÁRVORES DESABAM



Uma árvore tombada sobre um carro era o cenário da Avenida Hermes da Fonseca, no sentido centro-zona sul, em Tirol, no início da tarde de ontem. O veículo Citron C3 estava com quatro passageiros no momento do acidente, porém, ninguém ficou ferido. Mas, este não foi o único sinistro que ocorreu nesta segunda-feira, 24. Na Região Metropolitana de Natal o Corpo de Bombeiros atendeu a quatro outros chamados de sinistros. Somente entre janeiro e abril deste ano, o orgão já contabiliza 149 casos de ocorrências de queda, ou risco de queda de árvores. Em 2013 foram 515 casos registrados.
Os outros casos de ontem também não tiveram feridos. Os bombeiros também receberam chamado, pela manhã, no bairro de Pajuçara, zona Norte de Natal. Uma árvore tombou por cima de uma casa, que depois foi cortada para abrir o acesso da calçada e da residência. Outro caso foi em Macaíba, às 15h, quando os galhos de uma árvore caíram sob a fiação elétrica. A quarta foi na praia de Pirangi, quando um coqueiro desabou à beira-mar.
Segundo o tenente Cristiano Couceiro, do CBMRN, no período chuvoso os chamados aumentam. Ele explica que esses sinistros ocorrem, principalmente, no caso de árvores antigas, sem manutenção, e com raízes fragilizadas.
A responsabilidade sobre a poda e manutenção das árvores é da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). Segundo assessoria de imprensa do órgão, há ciência sobre os casos e que não tem como evitá-los, a não ser com ações de prevenção. No entanto, a equipe destinada a podagem de árvores não é suficiente. O trabalho é feito pela empresa Still com um grupo de 50 pessoas e 10 carros, para toda Natal. Na questão dos danos, o cidadão que for prejudicado pode acionar judicialmente o município para ressarcimento.
Fonte: Tribuna do Norte

Sem comentários:

Enviar um comentário