quarta-feira, 28 de maio de 2014

CHUVA PERSISTE DESDE A MADRUGADA EM NATAL E DEIXA AUTORIDADES EM ALERTA



A chuva persistiu durante toda a madrugada em quase toda a capital desde as primeiras horas desta quarta-feira (28). Apesar de ter alguns pontos de alagamento registrados, até esta manhã o Corpo de Bombeiros não registrou nenhuma ocorrência de maior gravidade por causa da precipitação.
Em alguns cruzamentos de avenidas de Natal foi necessário a presença de agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) para controlar o tráfego, tendo em vista o maior número de veículos nas ruas.
De acordo com a previsão do tempo disponível no site da Empresa de Pesquisas Agropecuárias do Rio Grande do Norte (Emparn), existe “área de instabilidade ocasionada pelo Sistema de Brisa e instabilidades de origem oceânica, presente sobre as Regiões Leste e Agreste do Estado deixarão o céu com predominância de parcialmente nublado e ocorrência de chuvas. Para o interior, predominará a condição de céu parcialmente nublado com chuvas isoladas no Vale do Assú e Região de Mossoró”.
A previsão de chuvas para os próximos 30 dias foi discutida na III Reunião de Análise e Previsão Climática, ocorrida em Aracaju, entre os dias 22 e 23. A Emparn participou do encontro, quando foram analisadas as condições regionais da pluviometria e globais dos oceanos e da atmosfera, assim como os resultados de modelos numéricos de previsão sazonal, visando elaborar o prognóstico climático para o trimestre junho, julho e agosto de 2014, sobre o setor leste da região Nordeste do Brasil.
A reunião contou com a participação de meteorologistas dos centros estaduais de meteorologia e de diversos órgãos municipais, estaduais e federais. O evento teve também a participação, via áudio-conferência e presencial, de meteorologistas do CPTEC/INPE, do INMET, assim como de usuários em diversas instituições do Brasil. De acordo com os meteorologistas, a precipitação acumulada durante o mês de abril de 2014 mostrou o seguinte comportamento: predominância de anomalias positivas nas regiões Central e Oeste dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, norte da Bahia e sul do Piauí e em todo o Estado de Sergipe.
Anomalias negativas predominaram nas regiões agreste e leste dos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba. No setor leste dos estados de Pernambuco, Alagoas e a Bahia, as chuvas acumuladas durante abril/2014, ficaram em torno da normal climatológica. CONDIÇÕES As condições da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) se apresentaram dentro da normalidade e em fase de transição para o aquecimento no Oceano Pacífico equatorial leste.
A oeste deste oceano observaram-se anomalias positivas em toda a sua extensão longitudinal. Próximo à costa do Peru, as águas continuaram a apresentar anomalias negativas fracas, em torno de -0,5°C. No Atlântico tropical, próximo do litoral das regiões Sul, Sudeste e no leste do NEB, observaram-se anomalias positivas. No restante da bacia do Atlântico tropical sul as TSMs encontraram-se dentro na normalidade.
Fonte: Blog Portal no Ar

Sem comentários:

Enviar um comentário