terça-feira, 27 de maio de 2014

FRANCISCO DANTAS É A 5ª CIDADE DO RN A SAIR DO COLAPSO DE ÁGUA NESTE ANO


O município de Francisco Dantas, na região Oeste do Rio Grande do Norte, é a quinta cidade do estado a deixar a lista dos municípios em colapso no abastecimento de água em 2014. A Companhia de Águas e Esgotos do RN informa que a retomada do fornecimento foi possível graças ao bom volume de água acumulado no açude público Tesoura nas últimas semanas.
Além de Francisco Dantas, em janeiro deste ano, a cidade de Jucurutu teve seu abastecimento retomado, e entre o final de abril e o início de maio as cidades de Ipueira, São José do Seridó e Equador também tiveram adistribuição de água retomada pela Caern.
A companhia retoma o abastecimento nas cidades somente após a realização dos procedimentos de verificação que atestam se o acúmulo de água é suficiente para a retomada do fornecimento, e se o líquido tem a qualidade exigida para o consumo da população, conforme explica o gerente regional da Caern em Pau dos Ferros, Djalma Neres.
Permanecem em situação de colapso as cidades de João Dias, Pilões, São Francisco do Oeste, Luís Gomes, Antônio Martins,Venha Ver, Paraná, na região Oeste; e Carnaúba dos Dantas, na região Seridó.
A Caern ressalta que apesar de alguns municípios estarem comemorando o aumento de volume em seus mananciais, a irregularidade na distribuição das chuvas faz com que na mesma região geográfica existam cidades em que os reservatórios não acumularam o suficiente para a retomada do abastecimento.
Por este motivo, a Caern alerta que o momento é de cautela e de consciência no uso da água. Seja onde possui água disponível ou onde o produto está escasso, a conduta deve ser sempre a do uso racional. “Quando mais a água for usada de maneira consciente por todos, mais provável será que não volte a faltar nas torneiras”, comenta Djalma Neres.
Fonte: G1 RN

Sem comentários:

Enviar um comentário